EAD: curso lança publicação com melhores trabalhos

Publicada em
 
 
 

Isabela Schincariol

formacao_docente__ead_matdidatico_capa.jEm sua terceira turma e com mais de mil alunos envolvidos, o Curso de Formação Docente em Educação Profissional Técnica na Área da Saúde, oferecido na modalidade a distância, irá lançar um livro apresentando seus melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC). Além dos alunos, coordenadores de núcleos e coordenadores nacionais também publicarão artigos sobre essa experiência e as dificuldades vividas durante o processo de formação. Ao todo, o livro será composto de 40 artigos. Junto com ele, também será publicado um CD com os TCCs dos alunos/docentes que concluíram o curso em sua primeira e segunda turma. A previsão é que seja lançado em outubro, durante o 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem.

A especialização, coordenada pela ENSP em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), é desenvolvida no âmbito do Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para a Área de Saúde no Estado de São Paulo (Tec Saúde). Na ENSP, o curso está a cargo da Educação a Distância, sob a coordenação de Valéria Morgana Penzin Goulart e Lília Romero de Barros. De acordo com Valéria Morgana, a proposta deste livro no curso de especialização foi desenvolvida para valorizar os alunos/docentes e sua produção na área de educação profissional.

Trabalhamos com seis núcleos, que estão sediados em instituições de ensino superior (IES) e realizam o nosso curso de forma descentralizada. Para a produção do livro, cada um dos coordenadores de núcleos foi responsável por selecionar os dois melhores trabalhos dos alunos/docentes das duas primeiras turmas. Os coordenadores/tutores, que também produziram artigos, são mestres e doutores das universidades com as quais temos parceria. Os artigos desenvolvidos por estes alunos e coordenadores estão focados na própria experiência vivida na execução do curso ou mesmo no exercício da tutoria, bem como nas dificuldades que tiveram durante esse processo e as estratégias que utilizaram para superá-las, comentou Valéria Morgana.

Segundo ela, os artigos dos alunos apresentam enorme variedade de temas. Mas, como o curso discute a formação docente para a formação profissional, todos os TCCs são objeto dessa especialização. Vimos trabalhos sobre um novo plano de curso e de aula, sobre humanização, construção de um novo material didático, o processo e condição social da doença, entre outros.

Já os artigos da coordenação nacional estão focados no desenvolvimento do curso como um todo. Um deles faz uma análise geral dos temas abordados nos TCCs, e outros fazem a análise das dificuldades vivenciadas durante o processo educativo, como se dá essa avaliação etc. Além disso, a apresentação do livro foi escrita pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, em parceria com o diretor executivo da Fundap, Geraldo Biasoto Júnior.

Valéria Morgana disse ainda que a terceira turma do curso teve início em abril de 2011, com previsão de término em fevereiro de 2012. Tivemos excelentes trabalhos nas duas primeiras turmas e para a terceira formação já pensamos em ampliar o número de artigos selecionados para uma segunda publicação do livro. A publicação em CD de todos os trabalhos dá acesso à produção do curso, permitindo assim a divulgação mais ampla deste tema que é tão caro para o país, concluiu ela.

Esta formação tem parceria com seis instituições de ensino superior (IES) do Estado de São Paulo. Entre elas estão: a Universidade de São Paulo, campi São Paulo (USP/SP) e Ribeirão Preto (USP/RP); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Botucatu; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), Faculdade de Medicina de Marília/SP (Famema); e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP).

Nenhum comentário para "EAD: curso lança publicação com melhores trabalhos"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.