Direito e Saúde debate construção do conhecimento

Publicada em
 
 
 

Construção do Conhecimento e Agir Político será o tema do VI Seminário Internacional Direito e Saúde e X Seminário Nacional Direito e Saúde, promovido pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs), da Escola Nacional de Saúde Pública. A edição de 2011 marca a parceria firmada entre a Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), instituída em 2010 com a vinda do diretor do CES, Boaventura Souza Santos, à ENSP. O evento acontece nos dias 5 e 6 de julho, e a conferência de abertura será ministrada pelo diretor do Programa Latino-Americano de Educação a Distância em Ciências Sociais, Atilio Alberto Boron. As inscrições estão abertas até 5 de julho e devem ser realizadas na página do Seminário Direito e Saúde.

Serão dois dias de encontro, com quatro mesas que irão debater Construção do Conhecimento e Agir Político; Conhecimento e Ideologia nas Políticas Públicas; Conhecimento e Legitimidade; e Conhecimento e Ação Emancipatória . O seminário tem o objetivo de debater entre pesquisadores, educadores e estudantes assuntos relacionados à saúde, democracia, direitos humanos e justiça.

direito_saude_seminario.jpg
O acordo entre a Fiocruz e o CES - coordenado na instituição brasileira pela pesquisadora da ENSP Maria Helena Barros - envolve os eixos Ciência, Comunicação e Sociedade; Direito, Saúde, Justiça e Cidadania; Educação, Trabalho e Saúde; Epistemologias e Políticas; Gênero, Sexualidade e Saúde; Saúde, Território e Ambiente; e Violência e Políticas de Saúde. Em outubro de 2010, uma comitiva da instituição foi a Portugal discutir as bases do convênio, dentre elas a realização de um programa de doutorado com dupla titulação e a realização do VI Seminário Internacional.

Serão emitidos certificados para o evento, e haverá contagem de 16 horas de estágio OAB para alunos de Direito. O seminário é uma organização do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dhis), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Casa de Oswaldo Cruz (COC), Instituto Fernandes Figueira (IFF), Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra, Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).

Nenhum comentário para "Direito e Saúde debate construção do conhecimento "

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.