CVSP e Rede de Escolas e Centros Formadores iniciam cooperação

Publicada em
 
 
 

RedeEGS_CVSP_capa_esq_2011.jpgO Nodo-Brasil do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) está iniciando uma cooperação técnica com a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva com a finalidade de disponibilizar materiais on-line e utilização das ferramentas web do CVSP, buscando assim integrar as iniciativas das escolas e dar maior visibilidade à produção dos institutos. Esta integração vai ao encontro das discussões ocorridas durante o VIII Encontro Nacional da Rede, que aconteceu na ENSP entre os dias 24 e 27 de maio, além de constituir o principal objetivo do CVSP. Os dirigentes da Rede estão sendo convocados a preencher o formulário on line, onde apresentarão as infraestruturas tecnológicas existentes em suas unidades e suas expectativas com a cooperação.

O Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) é um espaço para desenvolver cooperação interdisciplinar no campo da formação permanente. Espaço comunicacional e de aprendizagem - resultado de uma parceria entre a Opas e os países da região das Américas, mediante um modelo de gestão que opera na forma cooperativa e descentralizada, com a participação de instituições de ensino, instituições de serviços e as associações de técnicos e profissionais. O Nodo-Brasil é coordenado pela ENSP e oferece a possibilidade de várias instituições aportarem recursos, trabalharem em rede e integrarem esforços.

A coordenadora do Nodo-Brasil CVSP, Ana Cristina da Matta Furniel (CCI/ENSP), explica que, com a utilização do CVSP pela Rede de Escolas, será possível o uso de um repositório institucional para aporte de materiais, a utilização de comunidades virtuais, oferta de cursos por meio da Plataforma Moodle, divulgação de notícias e eventos para toda a Rede Internacional do CVSP/Opas e para a internet como um todo. Ressalta ainda que "espera-se, com a entrada de várias Escolas na Rede do CVSP, maior visibilidade de ações, intercâmbio de experiências e o compartilhamento de materiais didáticos, cursos e documentos. A ideia é fazer isso maximizando os recursos já existentes, ou seja, por que fazer vários repositórios se podemos ter um de forma descentralizada?", justificou.

Durante o evento, no Rio, foi divulgado o levantamento que está sendo realizado com as Escolas da Rede para se saber que tipo de aporte será feito no CVSP e, principalmente, quais são suas condições de infraestrutura tecnológica (informática, pessoal de apoio, bibliotecas virtuais, sites, bancos de dados). Para isso, os responsáveis pelas Escolas deverão preencher o formulário que estará disponível para preenchimento até o dia 3 de junho.

Esse levantamento, segundo Rosane Mendes, analista responsável pelo projeto, "é essencial para que se possa estabelecer a melhor forma de parceria entre a ENSP/CVSP e as Escolas da Rede, uma vez que, de acordo com os resultados apresentados, serão traçadas as estratégias de apoio e treinamentos necessários para essa integração". O preenchimento é muito simples, basta se logar no sistema e acessar o link formulário. Para auxiliar no preenchimento, será enviado um e-mail com as instruções de acesso para os e-mails informados no Encontro.

Nenhum comentário para "CVSP e Rede de Escolas e Centros Formadores iniciam cooperação"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.