Saúde dos brasileiros é tema de especial do The Lancet

Publicada em
 
 
 

Pela primeira vez, a revista inglesa The Lancet, uma das mais influentes publicações médicas do mundo, lançará um volume especial sobre a saúde dos brasileiros. Composto de seis artigos, este número reúne 29 especialistas em saúde pública de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. A pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal, responsável pelo artigo sobre saúde materno infantil, revela expressiva queda na mortalidade infantil, tendo atingido a taxa de 20 óbitos por 1.000 nascidos vivos no ano de 2008. Além de Maria do Carmo, outros oito pesquisadores da Escola fazem parte dos autores responsáveis nesta edição. O lançamento deste número especial acontecerá no auditório da Opas/OMS, em Brasília (DF), nos dias 9 e 10 de maio, com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Lancet_seminario_revista_esq_2011.jpgOs artigos fazem uma ampla revisão sobre saúde e assistência médica da população brasileira, baseada em documentos e em análises originais de dados epidemiológicos. Os estudos ainda descrevem a história da assistência médica no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde, assim como a evolução recente das principais doenças e fatores de risco que afligem o Brasil. Os temas são: Sistema de saúde brasileiro, saúde materno infantil, doenças infecciosas, doenças crônicas, violência e lesões no Brasil, condições de saúde e inovações nas políticas públicas de saúde.

A cerimônia de lançamento da série especial da The Lancet contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de representantes da Opas/OMS, editores da revista The Lancet e dos autores dos artigos de instituições como Fiocruz, USP, e das universidades Federais do Rio de Janeiro, do Rio grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, entre outras.

A programação conta ainda com a realização de mesas-redondas, momento em que os autores dos artigos farão uma apresentação sobre os seguintes estudos: O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios; Saúde de mães e crianças no Brasil: progressos e desafios; Sucessos e fracassos no controle de doenças infecciosas no Brasil: o contexto social e ambiental, políticas, intervenções e necessidades de pesquisas; Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais; Violência e lesões no Brasil: efeitos, avanços alcançados e desafios futuros; e Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde no Brasil: o caminho a percorrer. O evento é aberto ao público e não haverá inscrição. A abertura, no dia 9, será às 14 horas.

The Lancet

O periódico The Lancet é considerado hoje uma referência em diagnósticos e pareceres da área médica em todo o mundo. Sua credibilidade e isenção garantem uma ampla divulgação de conhecimentos aprofundados em disciplinas chaves da medicina, assinados por médicos conceituados internacionalmente.

Lancet_seminario_centro_2011.jpgPara acessar os links desta revista eletrônica, é necessário ser assinante. Porém, para o caso em questão, a assinatura é totalmente gratuita, bastando ao interessado fazer um pequeno cadastro no site: http://www.thelancet.com.

O jornal The Lancet surgiu em 5 de outubro de 1823. Desde o início, o objetivo de seu fundador, Thomas Wakley, foi divertir, instruir e transformar. A instrução veio na forma de transcrição de palestras médicas das instituições de ensino de Londres; o entretenimento nos primórdios do jornal consistia de críticas de teatro e comentários políticos pungentes. Mas o The Lancet sempre foi, antes de tudo, um jornal médico reformista. Thomas Wakley e seus sucessores visavam combinar a publicação do melhor da Ciência Médica no mundo com o zelo de se opor às forças debilitantes dos valores da Medicina, quer sejam políticas, sociais ou comerciais.

Mais de 180 anos depois, The Lancet é tida como uma voz independente e de autoridade na Medicina global. A revista busca publicar pesquisas médicas de alta qualidade que irão alterar e aperfeiçoar as práticas médicas.

Serviço
Seminário de lançamento da Série Lancet Brasil
Data: 9 e 10 de maio (9 de maio - das 14h às 18 horas; 10 de maio - das 9h às 18 horas)
Local: Sede da Organização Pan-Americana de Saúde - Setor de Embaixadas Norte, Lotes 19

Confira a programação completa do lançamento da série especial da The Lancet no arquivo em anexo.

(Com informações de Juana Portugal, da assessoria de imprensa da Abrasco)

Nenhum comentário para "Saúde dos brasileiros é tema de especial do The Lancet"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.