Ciclo de debates sobre ESF chega à sétima edição

Publicada em
 
 
 

De 9 a 13 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública realizará a sétima edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2011, a atividade irá integrar os alunos do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, do curso de Ambientação no Contexto da Saúde da Família, que busca qualificar as equipes de saúde inseridas no projeto Teias - Escola Manguinhos - Território Integrado de Atenção à Saúde (PDTSP-Teias) e do curso de especialização em Gestão da Atenção Básica, que reúne egressos da residência da ENSP. As palestras do Ciclo de Debates acontecem sempre às 9 horas no auditório térreo da ENSP; são abertas a todos os interessados e as inscrições devem ser feitas no dia do evento.

A atividade é coordenada pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Maria Alice Pessanha de Carvalho e pretende fazer uma discussão sobre as questões teóricas e políticas que envolvem a Estratégia Saúde da Família (ESF) no Rio de Janeiro. A solenidade de formatura dos 21 alunos da quinta turma do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2009) encerrará as atividades do ciclo na sexta-feira (13/5), às 13 horas.

A primeira palestra do ciclo aborda a relação do Movimento Social com a área da Saúde nos dias de hoje, levantando uma série de questões acerca dessa ligação. O tema será exposto pela pesquisadora da Uerj Maria Inês Bravo, tendo como debatedor convidado o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Marcelo Rasga, e estará sob a coordenação do pesquisador da Escola, Eduardo Stotz.

As palestras seguintes irão abordar a Rede de Atenção à Saúde (RAS): como sair da proposta teórica para a ação efetiva?, no dia 10 de maio; Relações Público-Privado no Sistema de Saúde , no dia 11/5; Matriciamento na Gestão da Clínica e do Processo de Trabalho (12/5); e Articulação entre Vigilância em Saúde e ESF, na sexta-feira (13/5).

Ainda segundo Maria Alice Pessanha, este ciclo de debates começa com duas novidades. A primeira é no curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família em 2011, cujo número de alunos, nesta sétima turma, passou para 22. Ganhamos uma vaga a mais em odontologia. Com isso, a turma passa a ser formada por cinco graduados em enfermagem, seis em odontologia, quatro em psicologia, quatro em nutrição e três em serviço social, disse.

A segunda novidade é a participação dos alunos da primeira turma do curso de especialização em Gestão da Atenção Básica da ENSP/Fiocruz, que tem por objetivo promover desempenhos de excelência nas diversas áreas de gestão do serviço público de saúde relacionadas à implementação e ao acompanhamento da Gestão da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família (AB/ESF). Coordenado pelas pesquisadoras Helena Seidl e Roberta Gondim, o curso é destinado a profissionais de saúde de nível superior: médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, que sejam egressos do Curso de Especialização em Saúde da Família, nos moldes de Residência/Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz.

Certificados do sétimo Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família serão entregues para aqueles que obtiverem o mínimo de 75% de frequência nas palestras. Confira a programação completa no arquivo em anexo.

programa_alterado_revisado_final_pq.jpg

Nenhum comentário para "Ciclo de debates sobre ESF chega à sétima edição"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.