Vigilância na Região Leste do RJ: inscrições até 1° de abril

Publicada em
 
 
 

regiao_leste_mest_prof_mapa_capa.jpgEstão abertas até o dia 1° de abril as inscrições para o Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro, da ENSP/Fiocruz. Ao todo, 25 vagas estão sendo oferecidas, e o objetivo é formar um quadro técnico altamente qualificado e com condições bastante favoráveis à produção de novos conhecimentos e inovações na área da Vigilância em Saúde nessa região - que representa um espaço geográfico com concentração de baixos números para os indicadores de condições de saúde.

A coordenação do curso está a cargo dos pesquisadores Luciano Medeiros de Toledo e André Reynaldo Santos Périssé, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Esta formação responde aos objetivos da Rede de Formação de Recursos Humanos, estruturada pelo Departamento de Desenvolvimento da Epidemiologia no SUS, do Ministério da Saúde. É voltado para profissionais de nível superior interessados em contribuir para a melhoria das condições gerais de vida e saúde da região em questão. Dentre essa clientela, serão priorizados candidatos que possuam vínculos de trabalho com instituições atuantes na região Leste do RJ, nas áreas da saúde, ambiente, educação, planejamento, gestão, segurança pública e desenvolvimento regional e local, conforme critérios rigidamente pré-estabelecidos, publicamente divulgados no edital.

Ao final do curso, espera-se que os profissionais-alunos estejam plenamente habilitados para a utilização de conhecimentos e técnicas avançadas na área da Vigilância em Saúde, e todo o instrumental de conhecimentos e técnicas incorporado ao longo do curso possa ser amplamente usado para o melhor enfrentamento e equacionamento dos grandes problemas de saúde existentes na região Leste do Estado do Rio de Janeiro.

Este mestrado profissional terá a duração de 24 meses, com carga horária total de 1.950 horas, sendo 1.260 horas para atividades disciplinares, 540 para atividades de elaboração da dissertação, e 150 horas para atividades de pesquisa operacional. As atividades presenciais, de caráter eminentemente teórico-conceitual, serão desenvolvidas ao longo de 14 módulos disciplinares, um a cada mês. Cada módulo será ministrado em regime de tempo integral, em uma única semana de cada mês. A previsão é que as aulas tenham início em 30/5/2011.

A seleção será realizada em duas etapas: a primeira etapa, eliminatória, consistirá de prova de conhecimentos específicos. A segunda etapa, de caráter classificatório, consistirá de prova de inglês, análise de currículo, análise da carta de intenção e entrevistas. Todas as informações poderão ser obtidas no edital, disponível na Plataforma Siga.

Nenhum comentário para "Vigilância na Região Leste do RJ: inscrições até 1° de abril"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.