Lato Sensu ENSP: diversos cursos com inscrições abertas em fevereiro

Publicada em
 
 
 

curso_ls_capa_esq_2010.jpgCom o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a ENSP está com inscrições abertas para diversos cursos lato sensu disponíveis em sua grade. No momento, quatro especializações estão recebendo inscrições. Os cursos, que atraem estudantes tanto brasileiros como de países da América Latina e da África de Língua Portuguesa (Palops), integram um programa de formação baseado em competências, que vem se mostrando fundamental para o aprimoramento do SUS e fortalecimento das ações e serviços de saúde em nível local, nacional e, cada vez mais, global. Mais informações sobre os cursos oferecidos pela Escola estão disponíveis no Portal ENSP, e as inscrições podem ser feitas pela plataforma SigaLS.

Especialização:

Engenharia Sanitária e Ambiental
O curso busca especializar engenheiros, arquitetos, geólogos com interesse nos campos de saúde pública/coletiva, meio ambiente e saneamento. Trabalha com uma metodologia problematizadora, participativa e criativa, com um conteúdo voltado para a aplicação prática, partindo-se das experiências e da realidade dos alunos.
Inscrições até 10/2/2011

Saúde Pública
O curso busca introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências gerais e específicas para a sua atuação como sanitarista. Apresenta e reflete sobre conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas da saúde pública. Capacita o aluno para a identificação de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas. Aplica técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro.
Inscrições até 11/2/2011

Gestão da Atenção Básica
O objetivo do curso é promover desempenhos de excelência nas diversas áreas de gestão do serviço público de saúde relacionadas à implementação e ao acompanhamento da Gestão da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família (AB/ESF). É coordenado pelas pesquisadoras Helena Seidl e Roberta Gondim e destinado a profissionais de saúde de nível superior: médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, que sejam egressos do Curso de Especialização em Saúde da Família, nos moldes de residência/Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz. Ao todo, estão disponíveis seis vagas.
Inscrições até 21/2/2011

Gestão de Hemocentros - Qualificação da Hemorrede Estadual do Rio de Janeiro
Esta especialização visa formar profissionais em Gestão de Hemocentros e demais instituições integrantes da Hemorrede Pública Nacional, no âmbito federal, estadual e municipal, para que desenvolvam habilidades técnicas específicas e possam efetivar a função de gestão como componente estratégico da operacionalização de seus processos de trabalho. É voltado para profissionais de nível superior, preferencialmente servidores públicos, com lotação funcional na rede pública de serviços de hematologia e hemoterapia, bem como em outras instituições que compõem o Sinasan, encaminhados por órgãos gestores da CGSH/MS e Hemorrede do Estado do Rio de Janeiro.
Inscrições até 4/4/2011

Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP
Rua Leopoldo Bulhões nº 1480 - Térreo
21.041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Ligação gratuita: 0800-230085
Tel.: (21) 2598-2558
E-mail: seca@ensp.fiocruz.br
Horário de atendimento ao público:das 8 às 16 horas.

Nenhum comentário para "Lato Sensu ENSP: diversos cursos com inscrições abertas em fevereiro"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.