Especialização em Saúde Pública: inscrições abertas até 11/2

Publicada em
 
 
 

curso_aluno_capa_esq.jpgEstão abertas, até 11 de fevereiro, as inscrições para o curso de especialização em Saúde Pública da ENSP. Como nos anos anteriores, estão sendo oferecidas 30 vagas, e as inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. O curso mais tradicional da ENSP foi criado em 1926 e faz parte da grade curricular da Escola desde 1954.

A novidade este ano é a mudança da Coordenação, que agora conta com os pesquisadores Gíssia Gomes Galvão, Alex Molinaro e Guido Palmeira. O curso tem por objetivo introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências para sua atuação como sanitarista. As aulas têm início marcado para o dia 11/4/2011. Consulte o edital.

Em 1998, o curso mais antigo da ENSP deu início à reformulação do seu modelo de oferta. Desde então, a procura tem crescido a cada ano. Em 2008, a especialização bateu novo recorde de inscrições, atingindo a marca de 588 candidatos inscritos, sob a coordenação de Marina Ferreira Noronha, José Inácio Jardim Motta e Pablo Dias Fortes.

Além disso, as diferentes áreas de formação que buscam a saúde pública e a grande quantidade de recém-formados que procura o curso são também destaques desta especialização. Durante os últimos dez anos de grandes transformações, o curso vem se aprimorando e se adaptando às novas necessidades da vida moderna, com significativas mudanças na ementa e na grade de horários.

A especialização tem a duração de um ano e carga horária total de 690 horas. É voltado para profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. Sua estrutura curricular é constituída de cinco blocos, e quatro compreendem os principais temas da saúde pública. São eles: Desafios e perspectivas da saúde pública; Saúde, ambiente e sociedade; Políticas, sistemas, serviços e prática de saúde; Vigilância em saúde; Promoção da saúde e organização do trabalho em saúde. Um dos blocos é transversal e aborda a metodologia de pesquisa e o grupo de orientação pedagógica, ambos voltados para a construção da monografia de final de curso.

A seleção dos alunos acontecerá em três etapas: prova escrita, análise de currículo e entrevista. A prova escrita está marcada para o dia 13 de março e tem caráter eliminatório. No mesmo mês, entre os dias 28 e 31, serão realizadas as entrevistas e análise de currículos. Essas duas etapas têm caráter classificatório. O resultado final será divulgado no dia 1º de abril no mural do Serviço de Gestão Acadêmica e na Plataforma Siga.

Nenhum comentário para "Especialização em Saúde Pública: inscrições abertas até 11/2"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.