Fiocruz e Universidade de Coimbra definem estratégias para parceria

Publicada em
 
 
 

brasil_portugal_directo.jpgNos dias 8, 9 e 11 de novembro, o professor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) João Arriscado Nunes se reuniu com pesquisadores e com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, para mais uma discussão sobre os eixos temáticos e o desenvolvimento do programa de doutorado internacional entre as instituições. A coordenadora geral do acordo é Maria Helena Barros, do Grupo Direitos Humanos em Saúde (Dihs/ENSP). O encontro definiu a realização de dois seminários internacionais em 2011 e o provável início do programa de doutorado internacional com dupla titulação entre CES e Fiocruz para 2012.

A reunião concluiu mais uma etapa da parceria, cujas bases haviam sido discutidas em setembro com a ida de uma comitiva formada pela coordenadora geral do acordo e do Grupo Direitos Humanos em Saúde (Dihs/ENSP), Maria Helena Barros, pela coordenadora da pós-graduação da Fiocruz, Virgínia Hortale, e pelos representantes dos sete eixos temáticos da cooperação com Portugal.

O professor português João Arriscado se encontrou com os coordenadores dos sete eixos temáticos da cooperação na segunda-feira (8/11). Na terça (9/11), pela manhã, esteve reunido com a Direção do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), com a associação de pacientes e, na parte da tarde, com os coordenadores de pós-graduação Cristina Guilam (ENSP/Fiocruz), Inesita Araújo (Icict/Fiocruz), Raquel Fróes (COC/Fiocruz) e Martha Moreira, representando o IFF/Fiocruz. Na quinta-feira (11/11), Arriscado foi recebido pelo presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Já no primeiro encontro com os coordenadores dos sete eixos, definimos a realização de dois seminários internacionais. O primeiro será o VI Seminário Internacional de Direito e Saúde e X Seminário Nacional de Direito e Saúde, com o tema Produção de conhecimento e agir político, em junho, e o segundo fará parte da comemoração dos 25 anos do Icict, em setembro. Teremos o CES como parceiro na realização dos dois eventos. No encontro com o presidente Gadelha, detalhamos todas as bases da cooperação e definimos sua ida ao CES em dezembro para acompanhar o projeto, contou Maria Helena.

Programa de doutorado é inovador e vai confluir questão de saúde global com direito à saúde

j_arriscado_ces.jpg Ao mencionar o programa de doutorado, Arriscado afirmou que se trata de um programa inovador, que irá confluir questões de saúde global - especialmente sob o ponto de vista das desigualdades - com o direito à saúde. Para ele, o programa deve explorar o combate ao acesso diferenciado nos cuidados de saúde e a disseminação do conhecimento. Estamos definindo um programa que deverá articular de forma inovadora a formação de pessoas com competência em pesquisa e intervenção para atuarem junto à sociedade e organizações internacionais nos três eixos norteadores do doutorado: direitos humanos e saúde; justiça cognitiva; e políticas da vida.

Na opinião do professor português, apesar de se tratar de uma parceria ambiciosa, ela foi organizada de forma bem simples pelas instituições. Identificamos todos os grupos e projetos de pesquisa que tinham afinidades entre Fiocruz e CES e colocamos os pesquisadores em contato para trabalharem uns com os outros. Trabalhamos com a ENSP, a Casa de Oswaldo Cruz (COC), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), o Instituto Fernandes Figueira (IFF), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec). Além disso, estamos abertos a participação de outras unidades da Fiocruz. É importante ressaltar o apoio institucional da Presidência da Fiocruz e da Direção do CES e destacar a relevância de políticas de intervenção social que estão sendo desenvolvidas em países como o Brasil.

Nenhum comentário para "Fiocruz e Universidade de Coimbra definem estratégias para parceria"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.