ENSP recebe ministra para debater políticas públicas para mulheres

Publicada em
 
 
 

Na sexta-feira (12/11), a Escola Nacional de Saúde Pública receberá a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, para falar sobre a garantia de direitos e políticas públicas para as mulheres no Encontro Mulher e Direitos Humanos. O evento, organizado pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (DHIS/ENSP), em parceria com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP e o Comitê Pró-Equidade de Gênero da Fiocruz, será realizado às 9 horas, no salão internacional da ENSP. A atividade é aberta ao público e não é necessário inscrição prévia.

Além da ministra, o encontro contará com a participação do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, da subsecretária de Políticas para Mulheres de São Gonçalo e diretora do Movimento de Mulheres em São Gonçalo, a pesquisadora do DHIS/ENSP Marisa Chaves, e também de um representante do Curso Mulher Manguinhos e professor do Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo (IpDsc) da Universidade de São Paulo, Fernando Lefevre, que lançará o livro Pesquisa de Representação Social: um enfoque qualiquantitativo. A metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo.

encontro_mulheres_ministra_boneco_rita_cNa ocasião do evento, a ministra Nilcéa Freire apresentará o Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Além disso, será exposto um painel sobre o tema do encontro em diferentes perspectivas. De acordo com uma das coordenadoras do evento, Rita de Cássia da Costa Rodrigues, será discutido ainda o Plano Nacional de Direitos Humanos - 3 (PNDH-3), divulgado na internet e em outdoors, que está sendo questionado e sofrendo alguns protestos.

De acordo com a coordenadora, o encontro está sendo realizado em alusão à campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Rita explicou que, no Brasil, a campanha tem início no dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, e em outros países em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, sendo finalizada no Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro.

encontro_mulheres_ministra_dhis_dentro.j

Serviço:

Data: 12 de novembro de 2010
Horário: 9 às 13 horas
Local: Salão internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Avenida Leopoldo Bulhões 1.480 Manguinhos Rio de Janeiro RJ.

Programação Completa:

9h - Início
9h30 - Mesa de Abertura
Apresentação dos objetivos do Encontro (representantes da coordenação do Encontro do DHIS e da Coop Social ENSP)
Boas-Vindas:
Antônio Ivo (Diretor da ENSP);
Paulo Gadelha (Presidente da Fiocruz);
Painel sobre o Tema do Encontro em Diferentes Perspectivas:
Marisa Chaves (Movimento de Mulheres de São Gonçalo);
Fernando Lefevre (USP);
Nilcéa Freire (Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República); com a apresentação do Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres
Representante do Curso Mulheres de Manguinhos
11h - Debate
12h - Entrega dos certificados do Curso Mulher Manguinhos
12h30 - Lançamento do livro do Prof. Lefevre
13h - Encerramento

Nenhum comentário para "ENSP recebe ministra para debater políticas públicas para mulheres"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.