Biblioteca Multimídia ganha registro em diretório de acesso livre

Publicada em
 
 
 

biblio_mult_dentro_esq_2010.jpgA Biblioteca Multimídia da ENSP ganhou status internacional com o registro no Diretório de Repositórios de Acesso Aberto (OpenDOAR). Trata-se do 28º repositório brasileiro registrado nesse diretório acadêmico de acesso livre e o primeiro da Fiocruz. A Biblioteca Multimídia foi criada e desenvolvida pela ENSP para divulgar material de saúde pública, garantir o acesso livre a áudios, vídeos e apresentações multimídias da Escola e ampliar o conhecimento através de uma rede. Para integrar o OpenDOAR, a Biblioteca Multimídia foi visitada e checada por uma equipe internacional - assim como é feito com todos os repositórios registrados no diretório - garantindo o controle de qualidade da informação.

O OpenDOAR é um serviço de suporte acadêmico para pesquisas mantido pelo serviço Sherpa, baseado no Centro para Pesquisas em Comunicação da Universidade de Nottingham, na Inglaterra. Atualmente, mantém uma grande lista de repositórios internacionais, como o National Institutes for Health, dos Estados Unidos, e o Wellcome Trust europeu. Para a coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, Ana Furniel, "é muito importante a Biblioteca Multimídia fazer parte de repositórios internacionais como o OpenDOAR. Isso aumenta o acesso e, consequentemente, a divulgação do material disponível. O acesso livre à informação é um dos temas mais discutidos atualmente quando falamos de redes de inovação e conhecimento", ressaltou.

Usuários do OPenDOAR podem buscar as informações de cada repositório por local, tipo, material etc. O diretório também facilita o acesso às informações nos repositórios registrados a partir de serviços de alerta. O Sherpa também compila e mantém o serviço RoMEO, que fornece o sumário de arquivos de diferentes publicadores. O Sherpa também mantém o serviço complementar Juliet, que sumariza as informações e garante sua qualidade. O OpenDOAR é uma parte desse serviço, que lista os repositórios de acesso aberto avaliados.

O OpenDOAR é identificado como fonte importante para a comunidade de acesso livre e como um dos principais diretórios de repositórios internacionais, de acordo com estudos da Universidade Johns Hopkins. Também é um dos serviços que contribuíram para que o Sherpa ganhasse, em 2007, o Sparc Europe Award for Outstanding Achievements in Scholarly Communications.

Biblioteca Multimídia armazena material postado pelo próprio usuário

A Biblioteca Multimídia é um espaço do portal da ENSP em que pesquisadores, alunos e colaboradores da Escola podem inserir animações, áudios, gráficos, imagens, links, mapas, artigos de periódicos e qualquer outro texto para posterior download. Nela, encontram-se armazenadas apresentações realizadas em eventos promovidos pela ENSP. Os professores também podem incluir material de apoio utilizado em seus cursos, aulas apresentadas, artigos sugeridos para leitura, desde que possam ser consultados pelo público externo.

A Biblioteca Multimídia tem como objetivo abrigar os diversos conteúdos produzidos ou que circulam em nossa Escola, contribuindo para que todos possam adquirir novos conhecimentos, trocar informações e participar da comunidade acadêmica em saúde pública. Dessa maneira, a ENSP reafirma seu compromisso com a gestão do conhecimento, a transparência e o acesso livre à informação pública.

Os arquivos na Biblioteca Multimídia são inseridos pelo próprio autor ou pessoa autorizada por ele, seja professor, pesquisador ou aluno. Todo documento postado na Biblioteca Multimídia é de responsabilidade do usuário que fez o cadastro. Os arquivos são avaliados pela equipe da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP e depois liberado para acesso na Biblioteca. O conteúdo que for considerado impróprio pelos editores, desrespeitando princípios éticos, ferindo a privacidade dos colaboradores ou denegrindo a imagem institucional, não é publicado.

Nenhum comentário para "Biblioteca Multimídia ganha registro em diretório de acesso livre"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.