Missão da Fiocruz aprofunda convênio com CES/Portugal

Publicada em
 
 
 

brasil_portugal_directo.jpgDe 27 de setembro a 1º de outubro, uma comitiva formada por pesquisadores de seis unidades da Fiocruz irá ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, para dar continuidade ao acordo assinado com a instituição lusitana durante o V Seminário Internacional Direito e Saúde e IX Seminário Nacional Direito e Saúde por intermédio do sociólogo Boaventura Souza Santos. A missão, liderada pela coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Virgina Hortale, envolve a elaboração de um programa de doutorado com dupla titulação entre as instituições, a realização de atividades de cooperação internacional sobre sete eixos temáticos.

Ciência, Comunicação e Sociedade; Direito, Saúde, Justiça e Cidadania; Educação, Trabalho e Saúde; Epistemologias e Políticas; Gênero, Sexualidade e Saúde; Saúde, Território e Ambiente; e Violência e Políticas de Saúde são os sete eixos que fazem parte do acordo. Cada tema possui a coordenação de dois pesquisadores de diferentes unidades da fundação e irá dialogar com as linhas de pesquisa vinculadas aos programas de Pós-graduação da Fiocruz. As unidades da Fiocruz participantes são ENSP, Casa de Oswaldo Cruz (COC), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Instituto Fernandes Figueira (IFF), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec).

Coordenadora geral da parceria pela Fiocruz, a pesquisadora da ENSP Maria Helena Barros afirma que o convênio vem sendo construído de uma forma rica - com apoio do presidente da instituição, Paulo Gadelha - sendo um dos aspectos que considera mais importante a integração entre unidades da Fiocruz. Segundo ela, na medida em que se optou por trabalhar a partir de eixos temáticos, há a possibilidade de incorporar diferentes grupos de pesquisa, mesmo que englobem uma única questão. Essa forma de trabalho nos dá um olhar mais profundo, complexo e transversal sobre a relação entre saúde e direito. Vale ressaltar que a parceria ainda está em processo de construção. Outras unidades da Fiocruz, inclusive as regionais, podem vir a fazer parte do convênio. A parceria também será importante em relação ao trabalho que estabelecemos com os países africanos de língua portuguesa, admitiu.

Outro ponto destacado pela pesquisadora diz respeito ao desenvolvimento de um programa de doutorado com dupla titulação da Fiocruz e do CES. Em palestra na ENSP, em julho de 2010, Boaventura Souza Santos manifestou o desejo de desenvolver o curso e apresentou alguns campos que o programa deveria contemplar.

Boaventura_ENSP_parceria.jpg
Boaventura nos propôs três eixos temáticos em relação ao doutorado: direitos humanos e saúde; justiça cognitiva; e políticas da vida. A partir daí, tivemos uma série de reuniões coordenadas pela Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação, por intermédio da vice-presidente Maria do Carmo Leal, com os coordenadores dos eixos da parceria e das pós-graduações das unidades envolvidas e com a Coordenação Geral de Pós-Graduação. Nossa intenção é que o curso contemple as áreas demandadas por Boaventura e os eixos que movem a nossa parceria, explicou Maria Helena.

A realização de eventos também será discutida. O VI Seminário Internacional de Direito e Saúde, por exemplo, será realizado em conjunto com o CES, em 2011. A aproximação das duas instituições possibilita explorar questões que relacionam o campo da saúde coletiva e os desafios políticos, sociais e epistemológicos contemporâneos. São temas que vão desde a conformação do Estado na chamada modernidade tardia, seja nas relações entre democracia, justiça e direito à saúde, até as estratégias de cooperação internacional e a possibilidade de tradução de experiências na saúde. Buscamos, com essa cooperação técnica, uma troca de saberes e vivências, visando à construção de um espaço de diálogo acadêmico científico que privilegie a construção de práticas e produção de conhecimentos no conjunto das áreas de trabalho.

Nenhum comentário para "Missão da Fiocruz aprofunda convênio com CES/Portugal"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.