Clínica Victor Valla participa da 2ª etapa de campanha de vacinação

Publicada em
 
 
 

ze_gotinha_teias.jpgNeste sábado (14/8), das 8 às 17h, a Clínica da Família Victor Valla (CFVV), que integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos, participa da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, destinada a crianças menores de 5 anos. Diferente da primeira etapa, a clínica disponibilizará, além da vacina contra a pólio, todas as outras que compõem o calendário vacinal infantil, com exceção da BCG. A ação conta com a parceria do Centro de Referência da Juventude, Biblioteca Parque Manguinhos, PAC Social e Casa da Mulher e traz o slogan Juntos Construindo um Ambiente Saudável.

O evento contará com diversas atividades que incluem recreação, maquiagem artística, apresentação de capoeira, oficina de reciclagem, oficina de pintura, exposição de artes, músicas, mesa de livros sobre saúde e meio ambiente, apresentações de peças teatrais envolvendo os temas como lixo, bullying e saúde bucal. Ainda haverá palestras sobre consumo consciente de energia, prevenção de incêndio e fornecimento de documentação à população.

Clínica atende moradores da região de Manguinhos

A Clínica da Família Victor Valla foi inaugurada em abril de 2010 e está situada na Av. Dom Hélder Câmara 1.390, em anexo à UPA Manguinhos. É voltada para o atendimento dos moradores da região. Seu nome foi dado em homenagem ao pesquisador da ENSP, Victor Vincent Valla, cuja trajetória de mais de quarenta anos de engajamento político e de trabalho junto aos pobres, atuando diretamente com os segmentos mais miseráveis da população, conciliou saber científico e experiência popular.

A clínica é um dos Núcleos de Apoio às Equipes do Saúde da Família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial com ensino, pesquisa e inovação. O projeto busca a construção de redes e de um território integrado a partir da constituição da cobertura de 100% da saúde da família. Dessa forma, é possível integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde no território de Manguinhos. Na Clínica da Família Victor Valla estão alocadas cinco das 11 equipes de Saúde da Família.

Teias-Escola Manguinhos tem modelo participativo de gestão em saúde

A iniciativa Teias visa constituir, no bairro de Manguinhos, um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde, enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. O conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS. A iniciativa é gerenciada pela ENSP, e suas atividades e serviços de saúde da rede assistencial básica na comunidade serão realizadas através do conceito de Território Integrado de Atenção à Saúde.

CFVV cobre comunidades do Complexo de Manguinhos

A CFVV que está em seu quarto mês de funcionamento, promove a cobertura das comunidades de Samora Machel, Mandela 1, Mandela de Pedra, Conab, Desup, Vila União e Ex-Combatentes por meio de cinco equipes da Estratégia Saúde da Família e do Nasf, inicialmente com pediatra e cardiologista. Em setembro, está prevista a ampliação para mais duas equipes que irão cobrir as comunidades de Nelson Mandela e Embratel, totalizando sete das 16 equipes programadas para Manguinhos. As comunidades Parque Oswaldo Cruz, Monsenhor Brito, Comunidade Agrícola de Higienópolis, Vila Turismo, CHP2, Parque João Goulart e Parque Carlos Chagas continuam tendo as seis equipes de saúde da família, lotadas no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, como referência do atendimento.