Busca do site
menu

Jornalistas da revista Radis expõem fotos sobre saúde dos ribeirinhos

ícone facebook
Publicado em:12/08/2010

A exposição fotográfica Saúde é terra, identidade e cidadania produzida pelos jornalistas do programa Radis, da ENSP/Fiocruz Rogério Lannes e Adriano De Lavor está em exposição no saguão do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM). Cerca de 50 fotografias retratam aspectos da paisagem natural, do cotidiano e dos hábitos de saúde das comunidades de diferentes etnias que vivem no Alto Rio Negro e Rio Xié, no Amazonas. A notícia foi destaque no Jornal do Commercio (AM).

Confira a íntegra da matéria abaixo.

Fiocruz expõe fotografias sobre saúde dos ribeirinhos
11 de agosto de 2010
Jornal do Commercio (AM)


Os alunos receberam ao mesmo tempo formação escolar de nível médio e habilitação como técnicos de saúde indígena.

Por Redação JC

Os jornalistas Rogério Lannes e Adriano De Lavor, do programa Radis da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inauguraram, ontem, no saguão do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM), a exposição fotográfica Saúde é terra, identidade e cidadania.

A exposição revela, em cerca de 50 fotografias, aspectos da paisagem natural, do cotidiano e dos hábitos de saúde das comunidades de diferentes etnias que vivem no Alto Rio Negro e Rio Xié, no Amazonas, e os momentos de organização política que marcaram a 9ª Assembleia do Povo Xukuru do Ororubá, em Pernambuco.

As fotos foram produzidas originalmente para reportagens publicadas pela revista Radis (www.ensp.fiocruz.br/radis) nas edições de abril e agosto de 2009.

Alto Rio Negro

Na Amazônia, cerca de 250 agentes de saúde indígena de 23 etnias da região de São Gabriel da Cachoeira, próxima à divisa do Brasil com Colômbia e Venezuela, participaram em 2009 do Curso Técnico de Agente Comunitário Indígena de Saúde, promovido por uma dezena de instituições mobilizadas pela unidade da Fiocruz na Amazônia.

Os alunos receberam ao mesmo tempo formação escolar de nível médio e habilitação como técnicos de saúde indígena.

A ideia é capacitá-los para que melhor integrem as equipes que cuidam da saúde de populações com alta vulnerabilidade social e sanitária em 800 assentamentos, que apresentam grandes distâncias físicas entre si, dificuldades de obtenção de alimentos, altos índices de natalidade e mortalidade infantil e elevada incidência de doenças transmissíveis.

(Por Publicação JC)


Fonte:
Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa Radis

Nenhum comentário para: Jornalistas da revista Radis expõem fotos sobre saúde dos ribeirinhos