EAD inaugura Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador

Publicada em
 
 
 

Pela primeira vez, o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana está sendo realizado na modalidade a distância. O curso é fruto de parceria entre a Educação a Distância da ENSP e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) com a Coordenação da Área Técnica de Saúde do Trabalhador (Cosat/MS). Com 184 alunos divididos em duas turmas, o primeiro encontro presencial está acontecendo simultaneamente nas cidades de Macapá, em Amapá, e Dourados, em Mato Grosso do Sul. O objetivo é qualificar profissionais do SUS para incorporar as relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, visando solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental.

A primeira edição do curso prevê nove turmas de especialização. O curso foi desenvolvido para atender à demanda de formação de profissionais em saúde do trabalhador dos estados que compõem a Amazônia Legal, que engloba nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. O governo criou o conceito Amazônia Legal para reunir regiões com os mesmos problemas econômicos, políticos e sociais, visando ao melhor planejamento e promoção do desenvolvimento da região.

De acordo com a coordenadora de Divulgação e Informação da EAD/ENSP, Elomar Barilli, este curso é voltado para profissionais que estão ligados à saúde do trabalhador e que atuam nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); profissionais vinculados às vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e atenção básica; setores de planejamento, avaliação e controle do SUS; coordenadores de pólos de educação permanente, representantes das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador de Conselhos (Cist) e Conselhos Locais de Saúde dos Cerest; professores de Universidades Públicas, dentre outras. Este curso de especialização é um projeto institucional criado por uma demanda do Cosat/MS.

Os alunos devem cumprir um total de 472 horas, sendo 56 horas presenciais. Ao final do curso, deverão apresentar e defender o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Durante os meses de curso, os alunos estudarão temas como Gestão da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador; Relações de Produção, Consumo, Saúde e Ambiente; Atenção Integral à Saúde do Trabalhador; Educação, Comunicação e Controle Social em Saúde do Trabalhador, dentre outros. Os profissionais da ENSP que estão participando deste evento em Macapá são Sheila Torres Nunes, Luciana Goulart, Fabiano Affonso, Allen S. Franco, Rita Matos e Hermano Castro, e em Dourados são Marisa Teixeira, Ricardo Mendes, Alex Amorim e William Weissman.

A capacitação de profissionais para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador nesse sistema é um dos desafios da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). A rede é a principal estratégia para execução da Política Nacional de Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS, comentou Elomar.

Nenhum comentário para "EAD inaugura Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.