Primeira turma do HumanizaSUS forma 140 alunos

Publicada em
 
 
 

O Curso de Formação de Apoiadores para a Política Nacional de Humanização da Gestão da Atenção à Saúde está formando a sua primeira turma. De 29 de novembro a 02 de dezembro o grupo de 140 alunos participará do terceiro e último encontro presencial do HumanizaSUS. Este curso é uma parceria do Ministério da Saúde com a ENSP e a Universidade Federal Fluminense. A Política Nacional de Humanização foi criada com o objetivo de melhorar o acesso, o acolhimento e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde à população. As medidas devem promover a saúde e humanizar o atendimento no setor público.

Suely_ead_informe.jpgDe acordo com uma das coordenadoras pedagógicas da EAD/ENSP, Suely Rocha, o curso é parte da Política Nacional de Humanização (PNH/MS) e chegou ao EAD/ENSP pronto. Ele foi adaptado para entrar nos moldes de um curso de educação a distância. As modificações e metodologias do curso foram feitas em tempo recorde, de janeiro a março deste ano, e começou em maio. Os encontros presenciais aconteceram em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Rio Grande do Norte. Agora, o último, será novamente em Brasília. Além de 140 alunos divididos em 14 unidades de produção, o curso contou com 14 formadores e quatro orientadores de aprendizagem.

Durante o último encontro, serão mostradas as experiências regionais e os processos de intervenção que aconteceram nas regiões onde o curso foi aplicado. As apresentações serão agrupadas por região. Os apoiadores trarão painéis mostrando os processos de mudança e os formadores vão expor o olhar deles sobre as intervenções que ocorreram. Para finalizar, será realizada uma cerimônia simbólica de formatura dos participantes do curso.

Segundo Suely Rocha, a procura pelo HumanizaSUS tem sido enorme em todo o país. Existe uma demanda significativa de profissionais da área de saúde, e o percentual de evasão é muito pequeno. Em dezembro, será decidido se terá ou não uma segunda edição do curso. Agora entraremos na fase de avaliação do material didático, análise dos pontos positivos e negativos de todo o processo. Vamos estudar o que deve ser mantido e o que deve ser modificado, comentou Suely.

A integração entre os formadores, orientadores de aprendizagem e apoiadores foi muito boa durante todo o curso, uma grande troca de experiências. Eles tiveram um canal livre de comunicação o que facilita o aprendizado e o esclarecimento de dúvidas. Além disso, os alunos usaram ferramentas como chats, fóruns e a comunidade virtual, contou a coordenadora. Junto com Suely, estarão presentes no encontro a também coordenadora pedagógica da EAD/ENSP, Sheila Nunes, a coordenadora do Programa de Educação a Distância/ENSP, Lúcia Dupret, e Márcia Fausto, da Escola de Governo.

O material do HuimanizaSUS tem sido aproveitado em diferentes lugares de formação e também em discussões de profissionais do setor de saúde. Esse curso disponibiliza todo o seu material educativo no portal da EAD. Independente de ser aluno, qualquer pessoa que se interessar pode acessar o material do curso e seu conteúdo no site. Isso é muito inovador, concluiu Suely.

Nenhum comentário para "Primeira turma do HumanizaSUS forma 140 alunos"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.