Palestra dá início a curso sobre enfrentamento da violência na escola

Publicada em
 
 
 

A ENSP promove, na terça-feira (22/6), a aula inaugural do curso de atualização em enfrentamento da violência e defesa de direitos na escola. A atividade será realizada no salão internacional da ENSP, às 9h, com palestra da professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Vera Maria Ferrão Candau. O curso é voltado para temáticas relativas às violências contra a infância e juventude e à promoção e defesa, no contexto escolar, dos direitos dessa população, fomentando discussões e elaboração de estratégias ao enfrentamento das diferentes formas de violências que acometem esses grupos. A aula é aberta ao público, não é necessária inscrição e será transmitida pela Rede Fiocruz.

A mesa de abertura terá a presença do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; da coordenadora geral de Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECA/ Ministério da Educação), Rosiléa Maria Roldi Wille; e da coordenadora geral do curso e pesquisadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Simone Gonçalves de Assis.

Convite_curso_claves_violencia.jpgO curso é destinado a professores e profissionais de Educação, com nível superior da Rede Pública de Ensino, e será realizado em locais escolhidos de acordo com a indicação de territórios prioritários que serão agrupados nos seguintes pólos:

Pólo 1: Angra dos Reis, Parati, Barra Mansa, Itatiaia, Resende, Penedo, Vassouras e Volta Redonda, Três Rios, Além Paraíba, Monte Alegre;
Pólo 2: Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Paraíba do Sul, São João da Barra e Macaé, Ururai;
Pólo 3: São João de Meriti, Itaguaí, Japeri, Nova Iguaçu e Paracambi, Mesquita, Nilópolis, Queimados;
Pólo 4: Magé, Sapucaia, Sumidouro , Duque de Caxias, Bonsucesso e Floriano;
Pólo 5: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Casimiro de Abreu, Itaipava.

Confira o currículo da palestrante:

Vera Maria Ferrão Candau possui graduação em Licenciatura e Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado e Pós-doutorado em Educção pela Universidad Complutense de Madrid . Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessora experiências e projetos sócio-educativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países latino-americanos. Tem ampla experiência de ensino desde o escola básica aos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), através do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s). Suas principais áreas de atuação são: educação multi/intercultural, cotidiano escolar, educação em direitos humanos e formação de educadores.

Nenhum comentário para "Palestra dá início a curso sobre enfrentamento da violência na escola"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.