Teias: Clínica da Família Victor Vala faz primeira campanha de vacinação

Publicada em
 
 
 

vacinacao_polio_gotinha_crianca_capa.jpgCom peças de teatro, oficinas, palestras e outras atividades, a Clínica da Família Victor Valla, que integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos, vai realizar sua primeira campanha de vacinação neste sábado (12/6), de 8h às 17h. A primeira etapa da campanha contra paralisia infantil poliomielite é voltada para crianças menores de cinco anos de idade. A campanha será realizada em parceria com o Centro de Referência da Juventude, a Biblioteca Parque Manguinhos e o PAC Social. A meta do Ministério da Saúde é vacinar mais de 14 milhões de crianças. A vacina é oral, e mesmo as crianças que já foram vacinadas devem participar da campanha este ano.

A programação deste sábado inclui apresentação de peças teatrais lúdicas, que abordarão temas referentes à higiene bucal e cuidados pessoais; brincadeiras infantis orientadas por recreadores; oficina de desenho; maquiagem temática para crianças; palestras sobre verminose, DST/Aids; distribuição de kits para escovação dos dentes; dança de salão; apresentação de Karatê; música ao vivo; gincana ecológica com premiações e um ecoponto. Todo o evento será registrado por alunos do curso de áudiovisual do Centro de Referência da Juventude.

A vacinação é uma ação intersetorial, que é uma diretriz estratégica da iniciativa Teias-Escola Manguinhos. Junto com a campanha, acontecerá o encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente promovido pelo PAC Social de Manguinhos.

Clínica atende moradores da região de Manguinhos

A Clínica da Família Victor Valla foi inaugurada em abril de 2010 e está situada na Av. Dom Hélder Câmara 1390, em anexo à UPA Manguinhos. É voltada para o atendimento dos moradores da região. Seu nome foi dado em homenagem ao pesquisador da ENSP, Victor Vincent Valla, cuja trajetória de mais de quarenta anos de engajamento político e de trabalho junto aos pobres, atuando diretamente com os segmentos mais miseráveis da população, conciliou saber científico e experiência popular.

A Clínica é um dos Núcleos de Apoio às Equipes do Saúde da Família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial com ensino, pesquisa e inovação. O projeto busca a construção de redes e de um território integrado a partir da constituição da cobertura de 100% da saúde da família. Dessa forma, é possível integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde no território de Manguinhos. Na Clínica da Família Victor Valla estão alocadas cinco das 11 equipes de Saúde da Família.

Teias-Escola Manguinhos tem modelo participativo de gestão em saúde

A iniciativa Teias visa constituir, no bairro de Manguinhos, um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde, enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. O conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS. A iniciativa é gerenciada pela ENSP, e suas atividades e serviços de saúde da rede assistencial básica na comunidade serão realizadas através do conceito de Território Integrado de Atenção à Saúde.

Nenhum comentário para "Teias: Clínica da Família Victor Vala faz primeira campanha de vacinação"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.