Formação de gestores no SUS revela mosaico de experiências exitosas

Publicada em
 
 
 

CNQGS_norte_encontro_amazonas_esq.jpgReunindo cerca de 1.200 alunos e 70 tutores, a região Norte do país deu continuidade à formação de gestores no âmbito do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. Os encontros presenciais aconteceram durante o mês de abril em diversas cidades de todos os estados que compõem a região: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins e Amapá. A adesão e o comprometimento dos alunos, bem como o grande incentivo proveniente dos gestores e representantes locais, foram pontos de destaque em todos os encontros.

De acordo com o professor do curso e integrante da coordenação nacional, Victor Grabois, o país está vivendo um momento de muito vigor no SUS. Vivenciamos uma multiplicidade de formações, e o melhor é que as Escolas e os Centros Formadores de Saúde Pública estão no centro desse processo. O Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS (CNQGS) é oferecido pela ENSP no nível de aperfeiçoamento, na modalidade a distância.CNQGS_norte_encontro_roraima_dir.jpg

Relatos de coordenadores pedagógicos do Amazonas apontam que o encontro presencial foi realizado com bastante empenho, compromisso e interesse por parte dos alunos e gestores e a primeira avaliação desse processo foi bastante positiva. Esse encontro foi realizado na capital do estado, Manaus. No Pará, o momento presencial contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, e do representante do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/PA) do estado. Ao final da reunião, os participantes também puderam conferir a apresentação do grupo folclórico paraense Arraial do Pavulagem.

CNQGS_norte_encontro_tocantins_esq.jpgO momento do Estado do Amapá teve a presença do reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Carlos Tavares Carvalho, do vice-governador do Estado, Pedro Paulo Dias de Carvalho, e de representantes do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Amapá. Além deles, participaram membros da coordenação pedagógica estadual do CNQGS e Victor Grabois, da coordenação nacional.

Outras ações do CNQGS pelo país

O primeiro encontro de encerramento da região Nordeste aconteceu no Piauí e teve a presença de Vitor Grabois, da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems), Patrícia Maria Santos Batista, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (Nesp/UFPI), do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/Nesp/UFPI), Antonio dos Santos Rocha Filho, e também de representantes do curso no estado. Esse encontro foi o primeiro de uma série de reuniões que acontecerão em todas as localidades onde o curso acontece. Para finalizar os trabalhos da região Nordeste, será realizada a Oficina de Avaliação do CNQGS, que já está confirmada para ocorrer no Estado de Salvador, Bahia, nos dias 21 e 22 de junho. Durante todo o mês de maio, também aconteceram reuniões presenciais na região Sudeste.

* As fotos utilizadas na matéria foram retiradas da galeria de fotos do CNQGS.

Nenhum comentário para "Formação de gestores no SUS revela mosaico de experiências exitosas"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.