Recursos de aprendizagem estão disponíveis para rede BVS-CVSP

Publicada em
 
 
 

A ENSP cumpriu mais uma importante etapa na integração de informações no Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP): todos os 1.358 recursos de aprendizagem da Biblioteca Multimídia da ENSP já podem ser acessados nos cerca de 115 Campus Virtuais das instituições participantes por meio da Rede REA BVS-CVSP. A iniciativa foi comemorada pelo representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), José B. Jardines Méndez, que coordena o Campus Virtual de Saúde Pública regional. Os resultados alcançados refletem o grande compromisso que temos de que todas as instituições do CVSP tenham seus próprios repositórios institucionais integrados na Rede BVS-CVSP.

De acordo com a coordenadora de Comunicação Institucional (CCI) da ENSP, Ana Furniel, responsável pelo Nó Brasil do CVSP, a experiência será repassada para outras instituições parceiras que se integram ao Campus Virtual de Saúde Pública, tanto por meio da Rede de Escolas de Saúde Pública quanto pelas instituições pertencentes ao Projeto Unasus.
"Estamos entusiasmados com os resultados e esperamos que as demais instituições integradas à Unasus no Brasil sejam as próximas e sigam os demais países que já estão trabalhando na interoperabilidade de suas redes, comentou Jardines Méndez.

Para garantir a qualidade dos recursos de aprendizagem dos repositórios institucionais de informação e do Nó Brasil do Campus Virtual de Saúde Pública, a ENSP treinou profissionais (um docente e um bibliotecário) da Escola que se encarregarão da revisão, classificação e publicação das informações. O objetivo é garantir a qualidade do preenchimento dos campos do formulário para inserção dos arquivos e a qualidade técnico-científica e docente do próprio recurso. O treinamento foi realizado pela equipe técnica do Nó Brasil, as analistas de sistemas Ana Paula Mendonça e Rosane Mendes, da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.

cvsp_centro_treina_2010.jpgO trabalho também deverá assegurar a qualidade dos recursos por meio do preenchimento dos metadados mínimos aprovados para a Rede REA, como objetivo educacional, e palavra-chave utilizando Descritores das Ciências da Saúde (Decs), indexando todos os recursos e garantindo a interoperabilidade entre todos os Nós CVSP dos países. Agora, o material disponível passará por revisão para a etapa de classificação e unificação de palavras-chave e objetivos educacionais.

A catalogação e o compartilhamento dos recursos de aprendizagem dos cursos EAD/ENSP também irá acontecer com o material devidamente classificado e identificado. Para isso, além da identificação dos materiais, os coordenadores de cursos serão convidados a indicar objetos de aprendizagem que consideram importantes para compartilhamento por meio do CVSP-Brasil.

Sobre a Rede REA

A Rede REA é um projeto da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), sob a liderança do CVSP e da BVS. Por meio do projeto, a interoperabilidade entre o CVSP e da BVS permite promover a publicação, busca e recuperação de objetos de aprendizagem na Região das Américas. Além disso, abrem-se novos espaços para o trabalho colaborativo e a aprendizagem em rede a partir dos sistemas e serviços de saúde nacionais que representam o âmbito dos Nós do CVSP.

Nos países, são desenvolvidos os repositórios nacionais que interoperam com o repositório regional do CVSP e da BVS, de modo a ampliar e fortalecer as capacidades das instituições de saúde da região de publicar e compartilhar seus recursos educacionais. A Rede REA converge para a proposta do CVSP de ser uma ferramenta de cooperação técnica para a aprendizagem em rede das forças de trabalho em saúde pública.

Sobre o Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP)

O Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) é um projeto da Opas e da Bireme, que tem o objetivo de desenvolver, por meio de cooperação e aprendizagem em rede, as capacidades institucionais e competências individuais para a melhoria contínua no desempenho de práticas de saúde pública, mediante um modelo de gestão que opera na forma cooperativa e descentralizada, com a participação de instituições de ensino, instituições de serviços e as associações de técnicos e profissionais que integram a força de trabalho em saúde pública dos países da região das Américas.

Nenhum comentário para "Recursos de aprendizagem estão disponíveis para rede BVS-CVSP"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.