Busca do site
menu

ENSP formaliza parceria para monitoramento do Comperj

ícone facebook
Publicado em:05/03/2010

O convênio entre a Escola Nacional de Saúde Pública e a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, que irá assegurar o monitoramento epidemiológico do processo de implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, foi formalizado na quarta-feira (3/3), na sede da prefeitura. A cerimônia estabeleceu o lançamento do Observatório de Situação em Saúde que irá compartilhar as informações de diferentes bases de dados, de técnicos e comunidades locais para viabilizar a elaboração de pautas e temas prioritários para as ações de prevenção e controle. A solenidade também marcou a entrega do Prêmio Destaque ENSP 2009 – conquistado pelo projeto na categoria pesquisa – aos prefeitos dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí e Guapimirim, em reconhecimento à sua contribuição. O projeto é coordenado pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo sabroza.


A ENSP foi representada pelo diretor Antônio Ivo de Carvalho, pela vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Margareth Portela, e por alunos e pesquisadores do Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Em seu discurso, Antônio Ivo destacou a parceria pública firmada entre a Escola e a Prefeitura, com o objetivo de fortalecer uma gestão transparente, em defesa da saúde, dos direitos e interesses dos cidadãos. “Hoje, estamos fortalecendo um novo modelo de gestão pública, agora aberta, transparente, e que procura associar a ação de desenvolvimento à criação de riquezas e modernização - que se expressam no Comperj - com acesso da população. Os profissionais que estão aqui representam muito bem a competência técnica da Escola”.

José Paulo Vicente da Silva, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento do Estado. Em sua opinião, o convênio com a ENSP possibilita o desenvolvimento do projeto de forma equânime e sustentável. “Em função de todas as características do Comperj, a cooperação com a ENSP possibilita o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção. O projeto está em ótimas mãos, com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) e a Fiocruz. Nossa Vice-Presidência tem como eixos centrais as mudanças climáticas, a biodiversidade e os impactos de grandes projetos. O Comperj também está sendo acompanhado por nós”.


”Saúde é a questão de maior complexidade”

Em seguida, Sérgio Soares, prefeito de Itaboraí, destacou que o trabalho centenário desenvolvido pela Fiocruz será fundamental para prover elementos aos governantes. “Tudo que definirmos aqui terá importância para todo o Estado do Rio de Janeiro e para o país. Essa região não tem dono político, foi escolhida tecnicamente após inúmeros estudos da Petrobras. O trabalho centenário desenvolvido pela Fiocruz em pesquisa e serviços irá fornecer subsídios aos governantes para que possam colocar seus propósitos em prática de maneira mais eficaz”.

Em seu discurso, o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda, afirmou que dentre todos os problemas e avanços que o município irá enfrentar, a saúde é o de maior complexidade. Segundo ele, estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) e pela Fundação Getúlio Vargas apontam que a população do município, atualmente com 60 mil habitantes, deverá triplicar com o Comperj. Portanto, a atuação da ENSP é de fundamental importância para a realização de investimentos inteligentes e eficientes. “Hoje estamos dando um passo muito importante para a saúde da nossa região. Ao trazermos uma instituição de conhecimento para cá, teremos melhor entendimento sobre o que esse desenvolvimento significará para nós. É um dia que ficará marcado, e essa parceria tem de ser vista como um legado para que possamos realizar convênios como esse na educação, na segurança pública e demais áreas. Estamos nos sentindo mais fortalecidos”.



Região é marcada por desigualdades sociais e populações rurais são mais vulneráveis

Após a assinatura do convênio, o pesquisador Paulo Sabroza (Densp/ENSP) - que representou o coordenador do projeto na ENSP, Luciano Toledo, apresentou alguns resultados do monitoramento realizado pela equipe da ENSP durante um ano de trabalho. De acordo com o pesquisador, o plano tem o objetivo de fazer o acompanhamento analítico da evolução das doenças e agravos na área de abrangência do Comperj, visando minimizar o risco de adoecimento e morte no decorrer do processo de implantação do complexo. “Entendemos que todo desenvolvimento produz vulnerabilidades e grandes responsabilidades. Teremos problemas sim, mas esperamos que eles possam ser antecipados precocemente e que possamos tomar os cuidados necessários para diminuir seus riscos e impactos à população”.

Sabroza afirmou que a área possui uma boa qualidade ambiental, com concentração de grande parte da população na área central de Itaboraí. Também destacou que o território é marcado por desigualdades sociais, e as populações rurais são as mais vulneráveis. Na sequência, revelou que as principais causas de morte são as doenças do aparelho circulatório, as neoplasias e as causas externas, além de comentar o baixo índice de mortalidade infantil. “A taxa de mortalidade infantil dos municípios é baixa se comparada ao Estado do Rio e ao Brasil. Essa mortalidade ocorre principalmente no período neonatal, ou seja, não temos impactos dos fatores ambientais na mortalidade infantil. De alguma forma isso mostra que as estratégias de vida da população e o acesso aos serviços de saúde estão fazendo efeito”. No fim, afirmou que a Escola pretende criar o Curso de Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde para os profissionais da região.


Prefeituras recebem Prêmio Destaque ENSP

Ao final da solenidade de assinatura do convênio, o diretor da ENSP entregou uma réplica do Prêmio Destaque ENSP 2009 às Prefeituras de Itaboraí, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. Na ocasião, Antônio Ivo lembrou que se trata de um prêmio interno da Escola, entregue anualmente aos projetos inovadores, bem-sucedidos e que contribuem para o desenvolvimento institucional.


Participaram da mesa Rafael Miranda, prefeito de Cachoeiras de Macacu; Gilvana Miranda, primeira-dama e secretária de educação; Sérgio Soares, prefeito de Itaboraí; Nelcemir Lagôas, vereador; José Paulo Vicente da Silva, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz; Antônio Ivo de carvalho, diretor da ENSP; Mário Jorge Assaf, da Secretaria de Saúde de Cachoeiras de Macacu; Eliel Ramos da Silva, da Secretaria de Saúde de Guapimirim; e André Alonso, da Secretaria de Saúde de Itaboraí.


Fonte:
Seções Relacionadas:
Parcerias

Nenhum comentário para: ENSP formaliza parceria para monitoramento do Comperj