EAD/ENSP: primeiro curso é atualizado e forma alunos em 2009

Publicada em
 
 
 

oficina_tutores_gestores_grupo_centro.jpO curso de Gestão em Saúde, o primeiro oferecido pela ENSP na modalidade a distância, passou por um grande processo de transformação e agora, como curso de especialização, acaba de formar 900 alunos em um convênio entre a ENSP e o do Sistema Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação (UAB/MEC). O curso tem onze anos de existência e sua história se confunde com a implantação da Educação a Distância na ENSP.

O curso, que teve o atual diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, como seu primeiro coordenador, hoje está sob a responsabilidade de Pedro Barbosa, Clayre Lopes e Vanessa da Costa e Silva. Depois de tanto tempo sendo aplicado pela Escola, o curso de aperfeiçoamento ficou defasado e resolvemos atualizá-lo agora para a modalidade de especialização. Foi um processo de elaboração longo e cuidadoso que terminou em 2008. As unidades de aprendizagem do curso foram desenvolvidas por professores e pesquisadores da ENSP", explicou Clayre Lopes.

clayre_tutores_ead_boneco_2009.jpgDe acordo com Clayre, esta foi uma ótima oportunidade para melhorar a qualidade do curso e proporcionar uma aproximação da Educação a Distância com a comunidade ENSP. O curso foi submetido ao último edital do Sistema Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação (UAB/MEC) e voltou a ser oferecido em 2009 por meio desse convênio. Para o ano de 2010, o curso já selecionou 835 alunos e 60 tutores foram formados para atuar em 15 pólos, espalhados pelas regiões norte, nordeste e sudeste do país. A coordenadora comentou que, para esta nova oferta, foi realizada uma semana de formação de tutores em que todos os conteúdos foram revistos. Os profissionais que já eram tutores do curso tiveram que passar por nova seleção e treinamento.

No primeiro ano depois das modificações, em 2009, pode-se dizer que o curso foi um piloto. Muitos pontos foram avaliados, problemas e soluções também foram encontrados durante o processo. Para o curso de 2010, viremos ainda mais preparados e com algumas novidades, garantiu ela. Entre os pontos de mudança estão o fortalecimento da relação alunos/tutor através de novas estratégias pedagógicas, a criação de um banco de profissionais e a mudança na forma de orientação e apresentação dos trabalhos finais.

De acordo com Clayre, a criação de um banco de tutores se justifica pela necessidade de profissionais qualificados em situações de urgência. Sempre surgem problemas no decorrer do curso e algum tutor precisa ser substituído às pressas. Para não perdemos qualidade, resolvemos criar esse cadastro. Assim, em uma eventualidade ou em uma nova solicitação para oferecer o curso, já teremos tutores treinados, explicou.

Oficina para formação de tutores aconteceu em dezembro

A Oficina de formação de tutores para 2010 aconteceu no início de dezembro. Ao todo, 380 candidatos se inscreveram e 60 foram selecionados e treinados. Desses, 47 atuarão no curso e 13 ficarão aguardando oportunidade de entrada. Só tivemos candidatos de altíssimo nível. Foi bastante complicado fazer esta seleção, admitiu ela, que continuou dizendo que este processo foi muito rico, pois os candidatos além de possuírem currículos adequados, também têm perfil de formuladores de políticas públicas. Eles estão inseridos na rede de serviços e sistemas de saúde como gestores em todos os níveis de complexidade.

Outra grande novidade para o curso em 2010 é que haverá aula inaugural nos 15 pólos. Uma estratégia identificada para aumentar a adesão e evitar evasão pelo fato do curso ser desenvolvido totalmente on-line não tendo portanto momentos presenciais, comentou Clayre. Além dos conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos contam ainda com uma biblioteca virtual bastante completa com materiais de interesse para o curso, CD com o conteúdo do AVA e também com material complementar impresso. No decorrer do curso acontecerão visitas pedagógicas aos pólos e o único encontro com os alunos acontecerá na apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que serão apresentados em forma de pôster.

Nenhum comentário para "EAD/ENSP: primeiro curso é atualizado e forma alunos em 2009"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.