Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP coordena área de RH para pesquisa da Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:16/05/2006

Desde o início do mês de junho, a pesquisadora Virgínia Hortale, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS/ENSP/Fiocruz), passou a coordenar a área de recursos humanos para pesquisas da Fiocruz - o mais novo desafio em sua carreira. Ela foi convidada pelo vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Reinaldo Guimarães.

Além das aulas na ENSP, da orientação de alunos de doutorado e de mestrado e da participação em projetos da Escola, como a comissão de avaliação de cursos, Virgínia se dedica agora à coordenação da área de recursos humanos para pesquisas da Fiocruz, a convite do vice-presidente Reinaldo Guimarães. Seu objetivo é traçar uma política para esta área, levando em conta as prioridades da Fiocruz.

Leia, a seguir, a entrevista que Virgínia Hortale deu ao ENSP Notícias.

ENSP Notícias: Quais são suas atividades na Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz?

Virgínia Hortale: Estou coordenando a área de recursos humanos para pesquisa da Fiocruz, que inclui a gestão do Programa de Bolsa Pesquisador Visitante para todas as unidades técnico-científicas nas modalidades pesquisador visitante, pós-doutorado, desenvolvimento tecnológico industrial, desenvolvimento científico regional e especialistas visitantes.

ENSP Notícias: Já existe alguma proposta para a estruturação da área de recursos humanos para pesquisas da Fiocruz?

Virgínia Hortale: Ainda não. Vamos dar início a este trabalho com a identificação das necessidades de recursos humanos nas áreas consideradas estratégicas que, no entanto, ainda precisam ser fortalecidas. Esperamos, com isso, ter melhores condições de fazer uma proposta de concessão de bolsas de pesquisador visitante que venha, efetivamente, atender às prioridades da Fiocruz.

ENSP Notícias: Quais são os critérios das agências que financiam os visitantes?

Virgínia Hortale: Ainda são exclusivamente o de produção científica. A idéia é definir critérios que correspondam não somente à produção científica, mas também atendam às prioridades de desenvolvimento de áreas estratégicas.

ENSP Notícias: Quais seriam estas prioridades?

Virgínia Hortale: A prioridade é atender ao Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS) e ao Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP), que têm como alvo fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na Fiocruz.

ENSP Notícias: Existe alguma mudança no novo edital para pesquisadores visitantes?

Virgínia Hortale: A maior novidade é o período de concessão de bolsas, que vai de 3 a 24 meses, com uma renovação até 12 meses. Isso possibilita a vinda de um pesquisador visitante para um projeto específico de três meses em uma área estratégica. Imagino que assim ficará mais fácil convidar pesquisadores estrangeiros de alta qualificação.

ENSP Notícias: Você se dedicará integralmente às novas atividades na Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz?

Virgínia Hortale: Não. Dedicarei 20 horas por semana a essas atividades. Manterei aqui na ENSP minhas atividades de orientação de alunos de mestrado e de doutorado, além de continuar com minhas atividades de pesquisa.

(Foto: Gutemberg Brito – SDE/ENSP)


Fonte:
Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP coordena área de RH para pesquisa da Fiocruz