Abrascão 2009: Carta de Olinda e menções honrosas

Publicada em
 
 
 

No ano em que completa 30 anos, a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) promoveu, no Recife, o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva tendo como ênfase discutir a relação de saúde, ciência, tecnologia e inovação. O encontro, realizado de 31/10 a 4/11, foi uma oportunidade singular para reunir as diversas disciplinas e os diferentes atores que se dedicam à Saúde Coletiva, como docentes, pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, lideranças da Saúde Pública/Coletiva e todos aqueles interessados no debate, reflexão e enfrentamento dos desafios teóricos e práticos do campo.

cong_abrasco_encerramento_mesa_centro_00Ao todo, o Abrascão 2009 congregou mais de 6 mil pessoas no Centro de Convenções de Pernambuco e foi prestigiado pelo Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, entre outras autoridades.

A solenidade de encerramento foi marcada pela posse da nova Diretoria da Associação para o triênio 2010-2012. O presidente da Abrasco, José da Rocha Carvalheiro, passou a Presidência para o pesquisador da Universidade Federal de Pelotas Luiz Augusto Facchini (Conheça a nova diretoria clicando aqui). O Congresso teve como um de seus frutos a Carta de Olinda, documento que consolida uma série de propostas para o campo da saúde, resultante das discussões, e que serão encaminhadas para autoridades das três esferas de gestão.

Com o objetivo de fomentar o intercâmbio de teorias e práticas e apresentar à sociedade os resultados de seu trabalho e de suas reflexões o evento contou com uma programação que incluiu uma ampla gama de atividades.

Abrasco_novos_presidentes_centro_2009.jpNo pré-congresso aconteceram 14 cursos e 29 oficinas. O Congresso propriamente dito contou com a apresentação de cerca de oito mil trabalhos, no formato de pôster comentado (4.392) e comunicação oral (600); 13 grandes debates; 2 palestras; 106 comunicações temáticas coordenadas; 9 discussões temáticas; 62 painéis; 4 conferências; 4 fóruns e diversas reuniões. Uma das inovações desta edição foi ter separado os pôsteres em quatro ilhas temáticas. Desse total, 102 foram selecionados pela comissão coordenadora da sessão de pôsteres para receber menção honrosa.

A Diretoria comunica que os certificados de participação no Abrascão 2009 já estão disponíveis no site do Congresso para os autores de trabalhos (publicados nos anais, apresentados na sessão de pôsteres ou como comunicação oral), para os coordenadores da sessão de pôsteres e integrantes de comissões (Científica, Ad Hoc, Organizadora, Organizadora Local e Cultural). Use seu login e senha para acessar a sua área restrita.

Nenhum comentário para "Abrascão 2009: Carta de Olinda e menções honrosas"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.