Congresso da Abrasco chega ao fim com posse da nova Diretoria

Publicada em
 
 
 

Após cinco dias de debates, exposições temáticas e homenagens, a comunidade da saúde coletiva brasileira se despede de Recife. Ao todo, mais de 6 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções de Pernambuco para participar da extensa programação do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Abrasco de 31/10 a 4/11. A solenidade de encerramento foi marcada pela posse da nova Diretoria da Abrasco para o triênio 2010-2012, que terá como presidente o pesquisador da Universidade Federal de Pelotas Luiz Augusto Facchini. Confira o áudio completo na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Facchini_carvalheiro_entrevista_abrasco_Participaram da mesa do evento integrantes da Diretoria da Abrasco (2007-2009), composta com a presença de José da Rocha Carvalheiro (presidente), Madel Therezinha Luz (Uerj), Maurício Lima Barreto (UFBA) Eduardo Freese (CPqAM/Fiocruz) e o editor-executivo da Editora Fiocruz, João Canossa. Na ocasião, foi informado ainda que o próximo evento da Abrasco será o V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que acontecerá em Belo Horizonte, em 2010.

Segundo o coordenador científico do congresso, Eduardo Freese, o balanço final do evento é positivo. Trabalhamos no limite e dentro de toda a infraestrutura existente para acolher mais de 6 mil pessoas diariamente durante cinco dias. Foi uma programação extensa, que abordou vários temas fundamentais e estratégicos para a saúde pública brasileira contemporânea, disse. Ao todo, foram apresentadas 106 comunicações coordenadas, 61 painéis, 4 palestras, 4 conferências, 12 grandes debates, 9 discussões temáticas, 13 cursos e 25 oficinas.

Não podemos deixar de nos referir à mesa comemorativa do centenário de nascimento de Josué de Castro e da descoberta da doença de Chagas, no dia 3 de novembro, com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de dois ministros de Estado José Gomes Temporão (Saúde) e Dilma Rousseff (Casa Civil) , do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dos prefeitos de Olinda e Recife, Renildo Calheiros e João da Costa, respectivamente, entre outros. A atividade foi um dos grandes momentos deste IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, encerrou.

cong_abrasco_encerramento_mesa_centro.jpA comissão científica do congresso fez um balanço geral dos trabalhos apresentados na modalidade oral e exposição de pôsteres. O Rio de Janeiro foi o estado que mais enviou trabalhos para esta edição, cerca de 20% do total, seguido de São Paulo, Bahia, Ceará e Pernambuco.

Quase 4.400 pôsteres foram apresentados e comentados por especialistas. Uma das inovações deste congresso foi separá-los em quatro ilhas temáticas. Desse total, 102 foram selecionados para receber menção honrosa. A lista completa estará disponível na segunda-feira (9/11), no site da Abrasco, assim como a Carta de Olinda, que consolida uma série de propostas para o campo da saúde, resultante das discussões, e que serão encaminhadas para autoridades das três esferas de gestão.

Ao final, o presidente da Abrasco, José da Rocha Carvalheiro, passou a Presidência da Associação para o pesquisador Luiz Augusto Facchini. A nova Diretoria da Abrasco é composta ainda de: Chester Luiz Galvão Cesar (USP), Ligia Bahia (UFRH), Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza (UFBA), Kenneth Rochel de Carmago (Uerj) e Elias Rassi Neto (UFGO).

carvalheiro_abrasco_centro_fim.jpgParticipam do Conselho da Associação as seguintes instituições: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Departamento de Medicina Preventiva e Social da Unicamp, Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz), Departamento de Medicina Social (FCM Santa Casa SP) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (UFMG).

Nenhum comentário para "Congresso da Abrasco chega ao fim com posse da nova Diretoria"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.