Qualificação de Gestores do SUS: curso forma tutores em Goiás

Publicada em
 
 
 

Curso_ead_gestores_capa.jpgAcontece em Goiás, até 23 de outubro, a oficina de formação de tutores e coordenadores pedagógicos da região Centro-Oeste e Espírito Santo para o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde, oferecido pela ENSP, no nível de aperfeiçoamento, na modalidade a distância. A atividade tem a participação de dez coordenadores estaduais e pedagógicos de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo e cerca de 50 tutores em treinamento.

Durante a abertura, a secretária de Estado da Saúde de Goiás, Irani Ribeiro de Moura, destacou a importância do curso na perspectiva da criação de um processo permanente de educação no âmbito do SUS. Walter Mendes e Victor Grabois, coordenadores nacionais do CNQGS, apresentaram o processo de organização da Rede de Escolas e Centros de Formação em Saúde Pública e também seu desenvolvimento. Cleide Leitão, da equipe EAD/ENSP, apresentou a metodologia de ensino a distância e a especificidade deste tipo de ensino. A condução dos trabalhos está a cargo da equipe da EAD/ENSP, que além de Cleide, no encontro, é comporta por Suely Rocha, Luciana Pereira, Márcia Sheid e Miriam Neide Marinho.

O CNQGS também já está realizando os momentos presenciais com seus alunos. No dia 19/10 aconteceu o primeiro encontro da Região Nordeste, em Alagoas, e no dia 20/10 foi realizado o encontro na Bahia.

O curso foi estruturado de forma a estimular o processo de regionalização da atenção à saúde. Ele está organizado em quatro unidades de aprendizagem: Fundamentos do SUS; Gestão da Atenção à Saúde; Gestão das Vigilâncias em Saúde; e Gestão da Promoção da Saúde. Em sua primeira etapa, formará 7.500 gestores, mas o projeto total pretende capacitar e aperfeiçoar cerca de cem mil gestores até 2010.

O curso tem foco no desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS - na perspectiva de formar equipes gestoras, referenciadas na regionalização da atenção à saúde - nas 27 unidades da Federação (26 estados e o Distrito Federal). É realizado por meio de uma parceria que envolve 34 escolas de saúde pública e é um componente do Programa Mais Saúde, do governo federal.

Nenhum comentário para "Qualificação de Gestores do SUS: curso forma tutores em Goiás"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.