Edital seleciona tutores para cursos UAB/MEC na modalidade a distância

Publicada em
 
 
 

logo_uab_capa.jpgAté o dia 08 de novembro de 2009, estão abertas as inscrições para o Edital de seleção de tutores (professores-pesquisadores) para os Cursos de Especialização Gestão em Saúde e Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, oferecidos pela parceria da ENSP/Fiocruz com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), por meio da Educação a Distância.

O objetivo deste edital é selecionar tutores com formação superior que atuarão como orientadores de aprendizagem e facilitadores do processo de construção do conhecimento dos cursos de especialização ofertados pela EAD/ENSP/Fiocruz nos Pólos presenciais do Sistema Universidade Aberta do Brasil/SEED/MEC. Esta iniciativa traz como contribuição a possibilidade de renovação das concepções e práticas educacionais relativas à área da saúde no campo da educação básica, considerando, sobretudo, a perspectiva cidadã que lhes é subjacente. Desta forma, durante o desenvolvimento do curso, os tutores participarão de uma pesquisa-ação a ser desenvolvida, considerando como é percebida a relação entre saúde e educação no território.

Seu público alvo são profissionais de nível superior que preencham requisitos e critérios, como possuir graduação completa em Educação ou carreiras da Saúde, possuir experiência docente, preferencialmente, em programas de educação a distância; ter habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade, ter disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício da tutoria, sendo 4 horas na modalidade de plantão, e outros.

Além destes dois cursos, a parceria EAd/ENSP com a UAB/MEC oferece mais três cursos: Vigilância Sanitária, Facilitadores de Educação Permanente em Saúde e Gestão de Projetos de Investimentos de Investimentos em Saúde. A Universidade Aberta do Brasil é um programa do governo federal, que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior por meio da educação a distância. Ao todo, quase 500 pólos estão em funcionamento em diversas regiões do país. A meta do programa é estabelecer 830 pólos até 2010.

A Universidade Aberta do Brasil foi criada pelo Ministério da Educação, em 2005, para articular e integrar o sistema nacional de educação superior a distância, com o objetivo de ampliar a oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil. No fim de 2006, a EAD/ENSP assinou o termo de cooperação técnica com a UAB/Mec, que tem como meta oferecer cerca de 15 mil vagas distribuídas nos cinco diferentes cursos disponibilizados pela ENSP.

Nenhum comentário para "Edital seleciona tutores para cursos UAB/MEC na modalidade a distância"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.