Festival Prata da Casa reúne público para assistir curta e recital de poesia

Publicada em
 
 
 

O lançamento do Festival Prata da Casa, na terça-feira (22/09), reuniu trabalhadores e alunos na Tenda da Saúde, em mais um evento da semana comemorativa dos 55 anos da ENSP. O clima era de descontração quando a técnica de enfermagem Rosemari Vasquez Leite, do Centro de Saúde Escola, recitou suas poesias (em anexo). Ao final do recital, inspirada no título da poesia, Rosemari distribui rosas para o público. Quando decidi recitar, tive a ideia de distribuir as flores para agradecer ao público presente, declarou a técnica de enfermagem.

prata_casa_centro_dia22-09_001.jpgAlém do Prata da Casa, o público também assistiu o curta Uma História Severina no segundo dia da Mostra Vídeo Saúde. O documentário, lançado em 2005, conta a história de Severina, grávida de 4 meses de um feto sem cérebro, que foi impedida de realizar o aborto devido à decisão judicial do Supremo Tribunal Federal. A direção é de Débora Diniz e Eliane Brum.

O público também teve a oportunidade de provar os alimentos vivos da Cantina Viva do Projeto Terrapia. Feito a base de sementes germinadas, a barraquinha servia refeição completa, canapés, doces, torta e granola. Os preços variam de R$ 1,50 a R$ 8,00. Segundo a idealizadora e coordenadora técnica do Terrapia, Maria Luiza Branco, a vitalidade da semente gera mudanças na qualidade de vida através de uma melhor organização do ecossistema corporal. Além de provar pratos, o público pode experimentar o suco de clorofila feito na hora com brotos de lentilha e trigo colhidos na hora. Maria Luiza ressaltou que a alimentação viva chega a ser 40% mais barata que a normal. O alimento vivo tem a intenção forte de criar laços sociais e solidários, além de propor um modelo sustentável de diálogo com a natureza, explicou Maria uiza.

prata_casa_centro_dia22-09_002.jpgEm outra tenda, os participantes puderam saber mais sobre a Terapia Comunitária, que este ano firmou a parceria entre o Centro de Saúde Escola e o Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), dois departamentos da ENSP. Segundo a psicóloga Elaine Savi, do Densp, o objetivo da exposição da atividade na Tenda é mostrar um pouco mais do modo de trabalho da terapia. A Terapia Comunitária vem somar-se ao serviço de atenção básica. É um espaço de partilha de experiências e sabedorias acumuladas ao longo da vida. A terapia vai no sofrimento e não na doença, disse Elaine.

Além da Terapia Comunitária, o público também teve contato com estratégias de redução de danos em drogadição feminina, drogadição e semi-internato, serviço social na promoção da saúde em redução de danos e o autocuidado como estratégia para redução de danos.

Nenhum comentário para "Festival Prata da Casa reúne público para assistir curta e recital de poesia"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.