Busca do site
menu

Mostra da Produção Acadêmica da ENSP inaugura a Tenda da Saúde

ícone facebook
Publicado em:22/09/2009

“A ENSP produz hoje cerca de dois artigos em revistas indexadas por dia. O desenvolvimento desse banco de dados é o primeiro esforço para sistematizar essa produção de maneira que ela seja visível e acessível”, destacou o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, na inauguração da Mostra de Produção Acadêmica da Escola, realizada no primeiro dia da semana comemorativa dos 55 anos da ENSP. A Mostra está baseada em um banco de dados, com artigos e publicações em livros de seus docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação no ano de 2008.

O objetivo do banco de dados é oferecer acesso livre a tudo o que é produzido na Escola por seus docentes e discentes. A exposição que inaugurou a Mostra é composta de três totens, localizados na Tenda da Saúde, onde as pessoas podem acessar o banco de dados até sexta-feira (25/09). Depois da semana comemorativa, o banco ficara disponível no Portal da ENSP. Para Antônio Ivo, “ isso corresponde a uma tendência geral de democratização da ciência, criando condições de divulgar a produção científica para a sociedade, e não ficar restrito ao circuito interno da instituição”.

A fonte de informação para o desenvolvimento do banco de dados foi a produção acadêmica da Escola dos três programas de pós-graduação Stricto sensu e registrada no relatório anual enviado para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A partir dessa iniciativa, qualquer pessoa poderá acessar o sistema e terá acesso a um resumo do artigo e referências, podendo localizar o trabalho na íntegra na Internet. A inauguração da Mostra foi feita com informações parciais dessa produção, que deverá estar completa na primeira quinzena de outubro.

De acordo com a vice-diretora de Pós-Graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça, em 2008, a ENSP teve uma produção docente e discente de 154 artigos no Programa de Epidemiologia, 73 no Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, e 334 em Saúde Pública. “Vamos continuar buscando recursos e meios para dar condições de desdobrar o projeto. Já surgiram algumas sugestões como, por exemplo, ter um totem na entrada da Escola para chamar a atenção para esta interatividade proposta nos temas que estamos trabalhando”, destacou Maria Helena.

O banco da produção acadêmica foi desenvolvido pela equipe da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP). Ana Furniel, coordenadora da CCI, explica que a ideia surgiu a partir de uma demanda do Conselho Deliberativo da ENSP. "Em relação ao Portal, pensamos em alternativas que dessem visibilidade ao enorme patrimônio constituído por esses trabalhos, que não apareciam de forma organizada na Internet".

Segundo Ana Furniel, o trabalho de cadastramento da produção está sendo feito manualmente pela equipe da CCI. Por isso, ainda faltam algumas informações, e a intenção é que a atualização do banco de dados, depois da exposição, possa ser feita dinamicamente, contribuindo, inclusive, para a geração do relatório para a Capes, ou seja, invertendo o processo usado na elaboração do banco de dados. Ainda de acordo com Ana Furniel, a ENSP dá um importante passo na gestão do conhecimento. "Com essa iniciativa, a Escola divulga de forma transparente uma informação valiosa, que certamente ajudará na divulgação científica na área de saúde pública".

Na ocasião do evento, também foi realizada a inauguração da Mostra VideoSaúde, com a exibição do filme ‘Três Irmãos de Sangue’, sobre a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, personalidades conhecidas no cenário brasileiro, e como suas ações se misturam com a história política, social e cultural do Brasil na segunda metade do século XX. Também aborda as contribuições para as principais transformações pelas quais passou o povo brasileiro nesse período.

No mesmo dia, também foi inaugurada na Tenda da Saúde uma exposição fotográfica numa homenagem póstuma à luta do professor da ENSP e pesquisador emérito da Fiocruz, Vitor Vala, em prol de causas sociais. As fotos Olhares sobre Maguinhos retratam a realidade dos moradores do Complexo de Manguinhos e foram produzidas por Virginia Damas e Carolina Evaristo, do setor de fotografia da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.


Fonte:
Seções Relacionadas:
55 anos ENSP

Nenhum comentário para: Mostra da Produção Acadêmica da ENSP inaugura a Tenda da Saúde