ENSP e UAB oferecem mais de mil vagas em cursos a distância

Publicada em
 
 
 

logo_uab_capa.jpgDando continuidade a um convênio interinstitucional, o Sistema Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, e a ENSP - por meio da Educação a Distância - estão oferecendo 1380 vagas para alunos das regiões norte, nordeste e sudeste do país. As vagas estão distribuídas entre os cursos de aperfeiçoamento em Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde e Vigilância Sanitária. As inscrições estão abertas até 15 de agosto. Confira o edital e a retificação do edital no sítio eletrônico da EAD/ENSP.

A EAD/ENSP contribui para o Sistema Universidade Aberta (UAB/MEC) por meio de cinco cursos oferecidos através dessa parceria e tem como base a experiência acumulada nas áreas de aplicação dos cursos e na disseminação de teorias e pressupostos do campo da saúde. O objetivo desse convênio é fortalecer a educação básica nos municípios parceiros, especialmente através da formação de seus professores.

Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde

O objetivo é desenvolver capacidades para fomentar processos locais de educação permanente, potencializar a organização da cadeia de cuidados, desenvolver capacidade avaliativa, construir para mediações/negociações e promover articulação de atores com vistas ao desenvolvimento de um processo consistente e sustentável de qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso possibilita a identificação e análise dos problemas encontrados no cotidiano das práticas de gestão, do cuidado e do exercício do controle social, visando à transformação do processo de trabalho em saúde. É voltado para trabalhadores das áreas de educação e saúde, de nível superior, envolvidos com a estratégia de fortalecimento do SUS, atuantes nas áreas de gestão, formação, cuidado e controle social.

Curso de Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde

O curso visa capacitar profissionais para o planejamento, a priorização, a elaboração, a execução e a avaliação de projetos de investimentos integradores, sustentáveis e relevantes. A abordagem está focada no planejamento; no estudo do território e seu respectivo ambiente institucional; e no processo de regionalização.

Os principais objetivos do curso são a melhoria na gestão de projetos de investimentos, a incorporação efetiva de uma metodologia de planejamento de intervenções com ênfase sobre as funções de execução, de controle e avaliação dos projetos propostos.

A capacitação tem como meta estratégica a estruturação de núcleos de gestão de projetos de investimentos nas respectivas instituições e para tanto a participação no curso é por equipes.

O público alvo são profissionais de nível superior vinculados às secretarias municipais, estaduais, coordenações regionais e unidades de saúde e de educação com atuação em gestão de projetos, planejamento e organização de redes e serviços públicos e filantrópicos. Os alunos devem ter indicação do gestor.

Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária

O objetivo é a qualificação de profissionais inseridos ou não no processo de trabalho em saúde para a compreensão e interação com as ações de promoção e proteção nos campos da Vigilância Sanitária. Em especial, para o exercício da docência desses saberes em todos os níveis da educação formal e informal e junto à comunidade. Entre as perspectivas do curso estão o desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem a identificação e atuação sobre riscos e agravos decorrentes do processo de produção, circulação e consumo de bens e serviços, tendo por base o conceito ampliado de saúde, entendido como qualidade de vida e direito de cidadania.

A organização curricular contempla áreas de competência político-gerencial, técnico-instrumental, educativo-comunicacional e normativo-legal. Ele é voltado para docentes de instituições de ensino públicas e privadas que atuam em coordenação, disciplinas e na direção de cursos da Educação Básica e Superior, em especial, dos campos da saúde e da educação. Ele também abrange profissionais de nível superior atuantes nas estruturas operacionais das secretarias municipais de saúde, como os setores de vigilâncias, planejamento, gestão de pessoas e programas e em atividades de apoio à formação prática de outros profissionais de saúde, que desenvolvam atividades educativas em instituições de ensino e pesquisa nos campos da educação e saúde. Informações adicionais podem ser encontradas no edital de seleção ou também diretamente com a subárea de Processo Seletivo e Editais da Coordenação de Educação a Distância da ENSP pelo correio eletrônico pseletivo@ead.fiocruz.br.

Inscrições e resultados da seleção

Vale ressaltar que para homologar as inscrições feitas pela internet os alunos devem enviar, via postal, todos os documentos exigidos até a data final de inscrição: 15/08. O resultado da seleção será divulgado no sítio eletrônico da EAD/ENSP a partir do dia 10 de setembro de 2009 e as atividades acadêmicas dos cursos terão início no mesmo mês. Além do programa de estudos a distância, os candidatos selecionados para os cursos também participarão de encontros presenciais obrigatórios.

O que é a UAB

A Universidade Aberta do Brasil é um programa do governo federal, que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior por meio da educação a distância. Ao todo, quase 500 pólos estão em funcionamento, mas o programa tem como meta chegar a 830 pólos até 2010.

A Universidade Aberta do Brasil foi criada pelo Ministério da Educação, em 2005, para articular e integrar o sistema nacional de educação superior a distância, com o objetivo de ampliar a oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil. No fim de 2006, a EAD/ENSP assinou o termo de cooperação técnica com a UAB/Mec, que tem como meta oferecer cerca de 15 mil vagas distribuídas entre os diferentes cursos oferecidos por meio da Educação a Distância.

Nenhum comentário para "ENSP e UAB oferecem mais de mil vagas em cursos a distância"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.