ENSP capacita tutores para novo curso de saúde do trabalhador

Publicada em
 
 
 

Teve início, em Brasília, a primeira oficina de Formação de Tutores do Curso de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, oferecido na modalidade a distância, fruto de parceria da Coordenação da Área Técnica de Saúde do Trabalhador (Cosat), do Ministério da Saúde, com a Educação a Distância (EAD/ENSP) e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz). O encontro, que reúne especialistas da área de saúde do trabalhador, teve início na segunda-feira (16/10) e vai até 20 de outubro.

tutores_bsb_out.jpgAo todo estão reunidos 26 tutores de dez diferentes estados brasileiros (AP, TO, RR, MS, AC, SP, PI, GO, MA e MS) para a primeira etapa da formação de tutores. Já capacitados, eles atuarão no curso que tem por objetivo qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde para incorporar relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, de modo a solucionar problemas concretos, considerando o processo produtivo como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental.

Um dos desafios à implementação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), principal estratégia para execução da Política Nacional de Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS, é a capacitação dos profissionais para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador neste sistema, por isso a construção desse curso lato sensu destinado a profissionais de saúde para atuarem na Renast.

Pela ENSP, participam o coordenador do Cesteh, Hermano Castro, acompanhado de Blandina Marques, William Waissmann e Elizabeth Dias; do Ead/ENSP, estão as assessoras pedagógicas Antonia Ribeiro, Marisa Teixeira e Sheila Torres Nunes; da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, estão Marco Perez, Maria da Graca Hoefel, Jacira Cancio e Rosemary Achcar. A segunda oficina também ocorrerá em Brasília, de 11 a 15 de dezembro.

Nenhum comentário para "ENSP capacita tutores para novo curso de saúde do trabalhador"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.