Programa Nacional Pró-Equidade de Gênero: comitê traça plano-perfil

Publicada em
 
 
 

selo_genero.jpgO comitê responsável por gerenciar as ações relacionadas à adesão da Fundação Oswaldo Cruz ao Programa Nacional de Pró-Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) realizará seu segundo encontro na quinta-feira (21/5), às 10 horas, no Auditório da Diretoria de Administração do Campus da Fiocruz (Dirac). A reunião será aberta ao público e vai discutir as ações necessárias para o cumprimento da segunda etapa da associação, que consiste no preenchimento da Ficha-Perfil, um formulário destinado a levantar informações sobre o perfil da organização e de seu quadro funcional quanto aos aspectos mais relevantes para a implementação do Programa Pró-Equidade de Gênero. O comitê tem como coordenadora a pesquisadora da ENSP, Maria Helena Barros de Oliveira.

A Fiocruz aderiu ao Programa Nacional de Pró-Equidade de Gênero no último dia 8 de maio, com participação da ministra da SPM, Nilcéa Freire. A iniciativa tem por finalidade eliminar todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego. Também concede às instituições que se destacam na implementação de iniciativas inovadoras o Selo Pró-Equidade de Gênero - um instrumento que evidenciará o compromisso com a equidade de gênero e que visa à promoção da cidadania e à difusão de práticas exemplares entre as diferentes organizações.

Para o cumprimento da segunda etapa, a organização terá o prazo de 30 dias para enviar a Ficha-Perfil para a implementação do programa. A primeira reunião aconteceu no dia 12 de maio, com participação maciça das unidades da Fundação. Nesse encontro, o nome da coordenadora do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (GDIHS), Maria Helena Barros de Oliveira, foi referendado para a coordenação do comitê, e a secretaria executiva ficou a cargo das pesquisadoras Elizabeth Maria Fleury Teixeira, do Centro de Pesquisas René Rachou (Minas Gerais), e Marisa Chaves, do GDHIS.

pro_equidade_assinatura.jpg
Terceira fase do programa prevê a realização de um Plano de Ação

Maria Helena afirmou que a primeira reunião consolidou a participação das unidades da Fundação e definiu que os encontros serão realizados uma vez por mês, de forma itinerante, inclusive nas unidades de fora do campus da Fundação. Porém, por conta do prazo para a entrega da Ficha-Perfil, a comissão optou por realizar encontros mais próximos, revelou. O evento de quinta-feira é aberto ao público e reunirá os membros do comitê designados pelo termo de adesão. A ideia é que essa comitiva não seja fechada. Logo após a entrega do perfil, será realizado um fórum com instituições ligadas à questão da equidade e gênero, para que sejam indicados três representantes da sociedade civil para compor o comitê, admitiu.

A terceira etapa do programa é o Plano de Ação. Nessa fase, a partir dos dados levantados pela Ficha-Perfil, a instituição deverá formular um Plano de Ação que possibilite o enfrentamento de eventuais problemas apontados pelo referido diagnóstico, tendo sempre em mente o objetivo principal de promover a equidade de gênero e raça no âmbito de suas relações de trabalho. De acordo com a Maria Helena, as questões para esse plano de ação ainda não estão fechadas, mas a participação da ENSP será muito importante e ativa, já que a Escola possui grupos de pesquisa ligados ao tema e, recentemente, coordena, junto com a Coordenação de Projetos Sociais da Presidência da Fiocruz, o Escritório Técnico de Manguinhos e a Rede CCAP, o Curso Mulher Manguinhos, para mulheres que fazem a diferença.

Todas as unidades da Fundação têm representatividade dentro do conselho. A adesão foi completa, e a participação é maciça. Há todo um trabalho a ser desenvolvido, e a mobilização será feita pelas unidades. A proposta da equidade de gênero é nacional, faz parte dos Objetivos do Milênio, e, agora, nós vamos em busca da nossa realidade.

Nenhum comentário para "Programa Nacional Pró-Equidade de Gênero: comitê traça plano-perfil"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.