ENSP assina Termo de Compromisso para início do Curso de Qualificação de Gestores do SUS

Publicada em
 
 
 

O termo de compromisso para a execução do Curso Nacional para a Qualificação dos Gestores do SUS, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública com o objetivo de aperfeiçoar cerca de cem mil gestores com foco no desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, foi assinado na sexta-feira (20/3),com as Escolas de Saúde Pública dos estados da Região Sul.

ensp_esp_sul.jpg
Participaram da solenidade, na Escola de Saúde Pública de Porto Alegre, RS, as diretoras das Escolas de Saúde Pública do Paraná e Rio Grande do Sul, Arlene Fernandes e Sandra Vial, respectivamente, a representande da Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina, Rosina Moritz; o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Antônio Ivo de Carvalho; o coordenador nacional do curso e pesquisador da ENSP, Walter Vieira Mendes Júnior; a representante do Ministério da Saúde, Marcia Sakai; e o secretário estadual da Saúde do RS, Osmar Terra.

De acordo com Walter Mendes, a solenidade ocorreu dentro das expectativas dos coordenadores e selou o pacto para o início do curso da Região Sul. Ainda segundo ele, em reunião após o evento com os coordenadores estaduais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ficaram definidas as datas para a capacitação dos tutores e para a realização do seminário que marca o início do curso.Definimos que o início do curso será marcado por um momento presencial, que acontecerá em junho. Também já escolhemos a data para a capacitação dos tutores, que será em maio. Por terem sido os primeiros a se organizar, o pessoal da região sul está muito entusiasmado com o curso, revelou Walter.

cursogestores_sus_dentro_2009.jpg
As pessoas envolvidas no processo são extremamente qualificadas. Esperamos que bons exemplos possam ser utilizados em todo o país, informou Osmar Terra. As Escolas de Saúde dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão diretamente envolvidas no processo de execução do curso. A representante da ESP/SC, Rozilda dos Santos, enfatizou a importância do lançamento do Curso ter sido no Rio Grande do Sul, pois impulsiona e fortalece as redes de Escolas do Sul. Agora temos os desafio de atingir todo o Estado, descentralizando a educação em saúde através do curso a distância, complementou.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Antônio Ivo de Carvalho, Diretor da ENSP; Sandra Vial, Diretora da ESP/RS; Márcia Sakai, Diretora de Programas do MS; Rosina Moritz dos Santos, Superintendente de Planejamento e gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, neste ato representando o Secretario de Saúde deste Estado; Arlene Bernini Fernandes, Diretora da ESP/PR, neste ato representando o Secretario de Saúde deste Estado; Walter Mendes Jr., Pesquisador da ENSP/Fiocruz; Fábia Richter Antunes, Vice-Presidente da Assedisa.

Texto produzido com informações da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul

(Fotos: Gisele Delazeri - ESP/RS)

Nenhum comentário para "ENSP assina Termo de Compromisso para início do Curso de Qualificação de Gestores do SUS"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.