Palestra de Dom Mauro Morelli vai abrir ano letivo da ENSP

Publicada em
 
 
 

"Saúde, Desenvolvimento Social e Sustentabilidade" será o tema abordado pelo ex-bispo da Diocese de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli, na aula inaugural do ano letivo de 2009, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O evento acontecerá no dia 9 de março, às 10 horas, no Auditório Térreo da Escola.

A ENSP tem a tradição de convidar nomes de destaque no cenário nacional para abrir o ano letivo da Escola. Em 2006, o coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel, abordou a estruturação de um Sistema Global de Inovação em Saúde em sua palestra. Em 2007, a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, emocionou toda a Escola ao abordar as mudanças climáticas e seus impactos na saúde, e, em 2008, a coordenadora da área de Saúde Coletiva da Capes/MEC, Rita Barradas Barata, abordou o Campo da Saúde Coletiva: panorama e perspectivas. Em sua palestra, a convidada comentou o panorama que a área de saúde coletiva tem no conjunto da pós-graduação brasileira e na capacidade de pesquisa, além dos desafios para o futuro.

bispo_dmauro.jpgEm fevereiro de 2009, Dom Mauro esteve na ENSP para firmar uma parceria cujo objetivo é fazer com que as políticas de segurança alimentar, nutricional e de saneamento ambiental sejam catalisadoras de ações na Baixada, visando enfrentar três características da política na região: mau funcionamento das esferas públicas, frágil governança local e constituição de agendas tópicas e/ou fragmentadas. Na ocasião, o documento entregue pelo ex-bispo destacava o compromisso de fazer das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, formação e capacitação um forte instrumento de transformação da sociedade brasileira, na perspectiva de contribuir para a erradicação da fome, da miséria, do analfabetismo e da injustiça social.

Dom Mauro foi ordenado sacerdote em 1965. Em 1974, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, onde permaneceu até 1981. Em maio desse mesmo ano, o Papa o nomeou bispo da Diocese de Duque de Caxias, no Estado do Rio, onde permaneceu até 2005. Após 28 anos, renunciou para se dedicar a projetos pessoais, como o combate à desnutrição, tendo sido um dos criadores do Programa Fome Zero.

convite_aula_inaug_rgb.jpg

Nenhum comentário para "Palestra de Dom Mauro Morelli vai abrir ano letivo da ENSP"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.