Vídeo de culinária marca encerramento de atividades do Terrapia

Publicada em
 
 
 

terrapia_capa_isabela.jpgNesta quinta-feira (4/12), a partir das 8 horas, será realizado o Encontro Bianual do Alimento Vivo na Horta do Terrapia, marcando o fim das atividades do projeto em 2008. Durante o encontro, haverá preparação do suco de clorofila, entrega de certificados de Produtores de Sementes Germinadas para os participantes dos seminários do 2º semestre e um almoço de confraternização. Na ocasião, também acontecerá o pré-lançamento do vídeo Culinária Viva, desenvolvido por Paulo Guimarães, colaborador do Terrapia.

De acordo com Maria Luisa Branco, coordenadora do Terrapia, este foi um ano de muitas realizações. Fechamos 2008 com mais atividades que no ano anterior. Agora, temos nosso próprio site, o blog, e formatamos os seminários em um modelo compacto para congressos e eventos. Ao longo deste semestre, cerca de 150 pessoas passaram pelos seminários do Terrapia. O grupo também participou de importantes eventos na área, dentre eles o Congresso Vegetariano. Levamos para esse evento o nosso curso compacto. Ao todo, 19 colaboradores se alternaram para dar conta de todas as aulas e informações no decorrer do evento, disse ela.

Maria Luisa também falou sobre as expectativas para o próximo ano: Em 2009, pretendemos que os colaboradores assumam, gradualmente, cada vez mais funções. Para isso, estamos realizando o curso de formação de educadores em Alimentação Viva. Queremos que as aulas e as orientações de práticas culinárias sejam organizadas e dirigidas por eles.

Segundo ela, a importância do Alimento Vivo na saúde das pessoas está cada vez mais difundida no país, por meio de escolas, instituições religiosas, spas e muitos outros. Maria Luisa contou que, recentemente, foi convidada para participar do trabalho de implantação de hortas nas escolas do município de Teresópolis, com a capacitação de educadores e oficinas de alimentação Viva. Esse projeto faz parte da nova Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária.

O vídeo sobre culinária viva foi montado em cima de receitas básicas, da prática da produção de alimentos e também entrevistas com pessoas da área, dentre elas Maria Luisa Branco. Nele, as pessoas esclarecem dúvidas e explicam os passos da germinação de brotos e sementes, a importância e os benefícios da clorofila, a escolha dos materiais e muitas outras informações sobre alimentos vivos. Esse vídeo será vendido no Bazar do Terrapia. A verba arrecadada é revertida para a sustentabilidade do Projeto, como o pagamento de despesas com produção dos alimentos.

Nenhum comentário para "Vídeo de culinária marca encerramento de atividades do Terrapia"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.