Pirâmide Alimentar mostra princípios para alimentação saudável

Publicada em
 
 
 

banner_52anos.gifUma Pirâmide Alimentar foi apresentada durante as comemorações dos 52 anos da instituição por nutricionistas do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição/Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP/Fiocruz), na Tenda montada no pátio da ENSP. A Pirâmide Alimentar é utilizada para mostrar a proporção e princípios fundamentais de uma alimentação saudável. Essa é uma avaliação nutricional que tem como objetivo esclarecer dúvidas, disse a nutricionista Patrícia Dias. Segundo ele, será feito um relatório através dos protocolos contendo peso, massa, altura e idade de todos os participantes do evento, fundamentais para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

A Pirâmide Alimentar foi dividida em quatro níveis que facilitam o entendimento sobre os grupos alimentares que devem ser ingeridos diariamente. É muito importante entendermos as subdivisões dos alimentos dimensionando os patamares compostos. Visualizar tudo isso de forma artística nos dá a oportunidade de rever nossas prioridades alimentares, justificou Vera Lúcia Lopes, integrante do curso de alimentação.

Na base da Pirâmide, encontra-se o grupo dos energéticos, composto por carboidratos que têm a função de fornecer energia para todas as partes do organismo. No segundo patamar, está o grupo dos reguladores, alimentos que fornecem vitaminas, fibras e minerais, substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo. Esse patamar é representado pelas verduras, legumes e frutas, que ajudam a evitar doenças e auxiliam no crescimento. No terceiro patamar, está localizado o grupo dos construtores, alimentos ricos em fontes de proteínas, ferro e vitaminas. No topo da pirâmide, está o grupo de energéticos extras, composto por óleos e gorduras, açúcares e doces, que devem ser consumidos em menor quantidade.

Durante a apresentação, trabalhadores, alunos e convidados da ENSP puderam conferir o Índice de Massa Corporal (IMC), esclarecer dúvidas sobre a alimentação e receber informações através de folhetos educativos sobre alimentação saudável.

Mais informações pelo e-mail crisvan@ensp.fiocruz.br.