1. Icict lança série sobre Clima e Saúde

    O ano de 2004 ficou marcado pelos 270.295 focos de incêndio em todo o país - o ápice do número de queimadas no século 21. Na época, apenas no bioma Amazônia, que ocupa cerca de 40% do território nacional e onde estão os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, e também partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, foram 145.251 focos.

  2. ENSP abre chamada especial para candidatos externos em disciplinas de verão e dos programas de pós

    No dia 19 de janeiro de 2018, os programas de Pós-Graduação em Saúde PúblicaSaúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública divulgarão a relação das disciplinas de verão - disciplinas eletivas do programa oferecidas nos meses de janeiro e fevereiro - com vagas disponíveis para candidatos externos. Em 23 de janeiro será a vez de os três programas da ENSP publicarem a relação das disciplinas previstas na grade com vagas disponíveis para candidatos externos no 1º semestre/2018. O período de inscrição, em ambos, será de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, e podem se inscrever alunos de pós-graduação stricto sensu da ENSP/Fiocruz; alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; alunos de outros de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e/ou privadas; e graduados. Será permitida a inscrição em, no máximo, quatro disciplinas no âmbito dos três programas, sendo necessário o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line para cada uma delas. Veja abaixo a chamada especial para Candidatos Externos à ENSP e Fiocruz em disciplinas de verão e em disciplinas oferecidas pelos três programas da ENSP (2018.1).

  3. Brasil organizará evento preparatório da Health Systems Global

    No dia 25 de janeiro, a professora Ligia Bahia, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ), ministrará a palestra Mix público privado na perspectiva de acesso e cobertura do sistema universal de saúde: polêmicas e possibilidades, via webinar, como pré-conferência, no Brasil, do 5º Simpósio Mundial da Health Systems Global. Programado para outubro de 2018, em Liverpool, na Inglaterra, o evento discutirá os Avanços dos Sistemas de Saúde para Todos na Era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisadora Vera Lúcia Luiza, do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da ENSP, faz parte da comissão científica. O Webinar será das 14h às 17h. Clique aqui para participar.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Gestor da OMS reconhece importância do Brasil no monitoramento das estratégias da indústria do tabaco

Tibor Szilagyi, líder da equipe de relatórios e gestão do conhecimento do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Framework Convention on Tobacco Control - WHO FCTC), concedeu entrevista ao boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco e destacou a importância da criação desse tipo de plataforma a nível mundial. Ele também disse ser fundamental monitorar os passos da indústria.
 

MAIS ENTREVISTAS

  1. 50 anos pensando e fazendo a saúde pública brasileira
  2. Debate sobre o banimento do amianto no Brasil está disponível em vídeo
  3. Desafios e perspectivas das Ciências Sociais e Saúde Coletiva pautaram último Ceensp de 2017
  4. Debate sobre a crise da saúde no Rio de Janeiro está disponível em vídeo
  5. Ceensp discutiu Integridade em Pesquisa
  6. Seminário Internacional da ENSP debate sobre os sistemas de saúde da América Latina
  1. O fardo do mercúrio: seminário na ENSP debate uso na odontologia
  2. Debate sobre o banimento do amianto no Brasil está disponível em vídeo
  3. Desafios e perspectivas das Ciências Sociais e Saúde Coletiva pautaram último Ceensp de 2017
  4. Entrevista: diretor da ENSP faz retrospectiva de 2017
  5. Debate sobre a crise da saúde no Rio de Janeiro está disponível em vídeo
  6. Ceensp discutiu sistemas alimentares e suas implicações para saúde e políticas públicas

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose