1. ENSP e UFAC celebram 10 anos do primeiro mestrado em saúde coletiva na região Amazônica

    O primeiro mestrado em Saúde Coletiva na Região Amazônica, fruto da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e a Universidade Federal do Acre, completou 10 anos. Para celebrar, em dezembro de 2018, as instituições promoveram o 1º Simpósio em Saúde Coletiva, a fim de relembrar a trajetória de criação do programa e debater a formação na região, que também conta com o curso de doutorado.
     

  2. ENSP/Fiocruz se posiciona contrária à exportação do amianto

    A ENSP/Fiocruz se une a outras entidades para reforçar sua posição contrária à exportação do amianto. A Eternit, ex-gigante do amianto no Brasil, informou que deixou de usar a fibra cancerígena na produção de telhas. Porém, comunicou que continuará exportando as fibras de amianto para dezenas de países em desenvolvimento. O diretor da ENSP, Hermano Castro, reforça ser inaceitável que o Brasil mantenha a produção de um produto comprovadamente carcinogênico apenas para a exportação, sem se incomodar com a saúde das populações.

  3. Atenção Primária e os efeitos do mercúrio na saúde pautaram seminário na ENSP

    O Centro de Saúde Escola, da ENSP promoveu, ao final de 2018, o seminário A Atenção Primária à Saúde e os efeitos do mercúrio na saúde. Na ocasião, estiveram em debate a Convenção de Minamata, a vigilância de populações expostas, a gestão de resíduos odontológicos em unidades de saúde, o uso da restauração de amálgama em consultórios do Rio de Janeiro, entre outros assuntos. A atividade contou com a participação de pesquisadores da ENSP, do Ministério da Saúde e da UFRJ. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Entrevista: Aluna da ENSP fala sobre a criação do Coletivo Negro

Mayra da Cruz Honorato, estudante do primeiro ano do mestrado acadêmico em Saúde Pública na ENSP, formada em psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e integrante do Grupo Preto de Psicologia Ìmárale fala sobre a criação do Coletivo Negro na Fiocruz, por um grupo de estudantes, e a participação da população negra na academia. 

MAIS ENTREVISTAS

  1. Atenção Primária e os efeitos do mercúrio na saúde pautaram seminário na ENSP
  2. Em busca de novas estratégias de vigilância para dengue, Zika e chikungunya
  3. Ceensp abordou saúde e resistência da população negra
  4. ENSP promove Oficina para elaboração do novo repositório
  5. Seminário debaterá estratégias de vigilância e controle de arboviroses nesta segunda-feira (17/12) e será transmitido on-line
  6. ENSP debateu a situação da Atenção Básica no Rio de Janeiro
  1. Atenção Primária e os efeitos do mercúrio na saúde pautaram seminário na ENSP
  2. Atenção Primária e os efeitos do mercúrio na saúde pautaram seminário na ENSP
  3. Entrevista: diretor da ENSP faz balanço de 2018
  4. NAF/ENSP comemora 20 anos de atuação em prol das políticas farmacêuticas
  5. Comitê de Ética da ENSP debate vivências em ética em pesquisa
  6. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública celebra 10 anos

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose