1. Pesquisadores condenam produção e venda de inibidores de apetite

    Lei 13.454, de 23 de junho de 2017, que autoriza a produção, a comercialização e o consumo, sob prescrição médica, dos anorexígenos sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol, derrubou uma medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de 2011, que havia proibido a comercialização de medicamentos desse tipo, e transformou em "decisão política" uma resolução que deveria ser estritamente técnica e baseada em evidências científicas. Em termos gerais, essa é a visão dos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Os especialistas vão além: afirmam que o Estado tem o dever de proteger a saúde, e que cabe à Anvisa determinar, ou não, o uso de qualquer medicamento. 

  2. Cep/ENSP debate a vulnerabilidade nas pesquisas com seres humanos

    O Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) deu prosseguimento as atividades comemorativas em alusão aos seus 20 anos de atuação com uma discussão sobre vulnerabilidade e sua interface nas pesquisas com seres humanos. Para fomentar o debate estiveram presentes o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Fermin Roland Schramm, a pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) Ângela Maria Coimbra, e a pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elisabeth Lopes Moreira. Realizado em 12 de junho, no salão internacional da Escola, o evento foi o terceiro, de uma série de encontros comemorativos promovidos pelo Cep/ENSP. Assista no Canal da ENSP no Youtube as apresentações da palestra Vulnerabilidade: interface nas pesquisas com seres humanos

  3. Mobilização e enfrentamento por mais recursos para o SUS marcam propostas do primeiro dia de seminário

    A crise política brasileira, as fontes de recursos para o financiamento adequado à garantia do direito universal à saúde e o enfrentamento aos obstáculos que cercam esse objetivo estiveram no centro das discussões do primeiro dia do seminário Saúde sem dívida e sem mercado, em 21/6/2017. Resultado de parceria entre o Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ceensp/Ensp/Fiocruz) e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), o evento reuniu no Salão Internacional da Ensp os pesquisadores Áquilas Mendes, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Maria Lucia Fatorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, e Carlos Ocké-Reis, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na mesa Saúde: fontes de financiamento em disputa.

  4. Frente pela Saúde lança Manifesto em Defesa dos Institutos e Hospitais Federais do Rio de Janeiro

    Foi lançado, por diversas entidades, parlamentares e movimentos, um Manifesto em Defesa dos Institutos e Hospitais Federais do Rio de Janeiro, contra o sucateamento e a privatização da Saúde, devido à crise financeira do Estado que trouxe impactos para os institutos e hospitais federais, e refletiu num aumento de atendimento em 31% nas emergências, 23,4% nas cirurgias e 10% nas internações no ano de 2016, segundo dados do Ministério da Saúde (2017).

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Vice-diretor de Gestão da ENSP fala das propostas para os quatro anos

Alex Molinaro, vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão, falou ao Informe ENSP sobre os desafios para os próximos quatro anos.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Cep/ENSP debate a vulnerabilidade nas pesquisas com seres humanos
  2. Mobilização e enfrentamento por mais recursos para o SUS marcam propostas do primeiro dia de seminário
  3. Relatório aponta triste realidade dos trabalhadores do campo no Brasil em 2016
  4. A construção da sociedade do trabalho no Brasil: Ceensp debateu clássico comteporâneo das ciências sociais
  5. Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP debate os biobancos na Fiocruz
  6. Sessão no Hélio Fraga discutiu a gestão do conhecimento
  1. Cep/ENSP debate a vulnerabilidade nas pesquisas com seres humanos
  2. Mobilização e enfrentamento por mais recursos para o SUS marcam propostas do primeiro dia de seminário
  3. Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP debate os biobancos na Fiocruz
  4. Semana do Meio Ambiente ENSP: palestras, oficinas e feira movimentaram a Escola
  5. Debate sobre retrocessos nos direitos indígenas no Brasil está disponível no Canal da ENSP no Youtube
  6. Vídeos do XII Ciclo de debates já estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose