1. Apenas 35% das grávidas presas passam por um pré-natal adequado

    O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (Ceensp) debateu, no dia 22 de junho, um tema complexo e urgente: a saúde nas prisões. Em um país marcadamente violento, em que se assiste à propagação de discursos de ódio, discutir os direitos à saúde daqueles que a sociedade, por força da lei, excluiu de seu convívio, pode ser encarado um tabu. Para falar do assunto, o Ceensp contou com a participação da professora Maria do Carmo Leal, como coordenadora da mesa, e ainda com as falas da promotora Érica Puppim, do Ministério Público do Rio de Janeiro, Alexandra Sanches, pesquisadora da ENSP, e Bernard Larouzé, pesquisador do Incerm, da França, e ex-pesquisador visitante da Escola. Como Maria do Carmo lembrou logo na abertura do Centro de Estudos, tratou-se de tripla jornada, uma vez que, além da palestra da promotora, o evento serviu para apresentação e prestação de contas da pesquisa "Saúde Materno Infantil nas Prisões", feita com recursos do Ministério da Saúde e do programa Inova ENSP. Um número especial temático da Revista Ciência e Saúde Coletiva, da Abrasco, também foi lançado na ocasião.

  2. Segurança do Paciente: centro lança página voltada para o cuidado

    Com o objetivo de disseminar informações e ferramentas que facilitem o envolvimento do paciente nos processos do cuidado em saúde a que são submetidos, assim como seus familiares e amigos, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) acaba de lançar uma nova página voltada para esse tema. A ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação com o Proqualis por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa. A coordenadora geral do Centro e pesquisadora da ENSP, Margareth Portela, fez a apresentação da página em vídeo. 

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Pé no chão e coração aberto: Marcelo Firpo fala da riqueza dos encontros da Caravana Territorial do Rio Doce

Marcelo Firpo, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh/ENSP), fala de sua experiência na Caravana Territorial do Rio Doce. 

MAIS ENTREVISTAS

  1. Sindicalistas turcos e brasileiros trocam experiências em encontro no Cesteh
  2. Determinantes sociais da saúde e tuberculose: uma relação mais que direta
  3. Pesquisador da ENSP integra Grupo de Trabalho Global sobre Literacia em Saúde
  4. ENSP auxilia elaboração de Plano Estratégico de Saúde para CPLP
  5. Especialistas reforçam: contaminação dos alimentos por agrotóxicos é altíssima no Brasil
  6. Entrevista: Alunos e Direção da ENSP juntos pela democracia
  1. Resistência microbiana apresenta elevados índices em todo o mundo
  2. Apresentações do Ceensp sobre resíduos de agrotóxicos nos alimentos e doenças crônicas disponíveis no Youtube da ENSP
  3. Acompanhe o dia a dia da ENSP no Instagram da instituição
  4. Plano brasileiro de Segurança do Paciente comemora 3 anos de implementação
  5. Pesquisadora da ENSP participa de debate sobre obesidade infantil
  6. Escolas de Saúde pública devem gerar conhecimento próprio

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose