1. ENSP promove debate sobre crise da saúde no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (23/11)

    Dedicada há mais de seis décadas à formação profissional em saúde, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, formulação de políticas públicas e prestação de serviços de referência em saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz não poderia ficar imune à crise da saúde no Rio de Janeiro. Demissões, salários atrasados, falta de insumos, medicamentos, exames complementares e a ausência de contratos de manutenção e limpeza são alguns dos exemplos que expõem a situação vivida pelos cariocas. Diante disso, nesta quinta-feira, 23 de novembro, a ENSP/Fiocruz promoverá o debate A crise na Saúde no Município do Rio de Janeiro, às 9 horas, no salão internacional. O debate será coordenado pelo médico, vereador da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e professor colaborador da ENSP, Paulo Pinheiro, e contará com a participação do Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Ronaldo Moreira Paes, do Presidente da Associação dos Médicos de Família e Comunidade, Moisés Vieira Nunes, da Subsecretária Geral Executiva da Secretaria Municipal em Saúde, Ana Beatriz Busch Araújo, e do Representante do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Ricardo Levorato. A atividade, organizada com o apoio da Direção e da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

  2. Aula aberta debate o banimento do amianto no Brasil nesta quinta-feira (23/11)

    O Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador promoverá nesta quinta-feira, 23 de novembro, a aula aberta Banimento do amianto: uma luta coletiva e contínua. A aula será proferida pela coordenadora da Rede Ban Asbestos para a América Latina, Fernanda Giannasi, e terá como mediador o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Luis Carlos Fadel. Segundo Giannasi, que é fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, a invisibilidade e o silêncio epidemiológico provocados pela exposição ao amianto são indiscutíveis, mas essa situação só mudará com o banimento total da fibra. A atividade, aberta a todos os interessados, acontecerá às 13h30, no salão internacional da ENSP, e não necessita de inscrição prévia. 

  3. EAD abre inscrição para vagas remanescentes do curso de Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), através da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), tornam públicas as normas do processo de seleção de candidatos às vagas remanescentes do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola, na modalidade a distância. Coordenado pelas pesquisadoras Elomar Barilli e Rosely Magalhães, o curso objetiva formar profissionais de ensino para a apropriação crítica de tecnologias educacionais digitais na prática docente, contribuindo para que atuem como mediadores da relação educação-saúde no espaço escolar, seja qual for a área do conhecimento alvo de sua prática pedagógica. As inscrições estão abertas até 24/11/2017. Acesse o link aqui

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Entrevista: Projeto busca preservar a Memória da Saúde Pública do Brasil

Há 63 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realiza pesquisas na área de saúde pública, abre caminhos para inovação e produz grande volume de conhecimentos. Entretanto, com o passar do tempo, alguns documentos de pesquisa e da história da saúde pública podem se degradar, desaparecer ou até mesmo caírem no esquecimento, o que gera prejuízos imensuráveis para a memória da instituição e da saúde brasileira. Ciente dessa situação, a Escola, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC), criou o projeto Memórias ENSP. A iniciativa se contrapõe a esse processo negativo e promove esforços para identificar, preservar e divulgar documentos resultantes das pesquisas realizadas nos centros e departamentos da instituição.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Seminário Internacional encerra atividades debatendo experiências viáveis de desmedicalização
  2. 'Necessitamos de uma comunicação honesta sobre o real efeito das drogas psiquiátricas'
  3. Método que aposta no diálogo com pacientes psiquiátricos reduz uso de medicamentos
  4. Debate sobre violações de direitos provocadas pelas construções de barragens está disponível em vídeo
  5. Entrevista: convidado internacional ministra curso na ENSP e fala sobre desastres e vulnerabilidades socioambientais
  6. Aula aberta debate trabalho e saúde no contexto da indústria petrolífera
  1. Debate sobre violações de direitos provocadas pelas construções de barragens está disponível em vídeo
  2. Debate sobre violações de direitos provocadas pelas construções de barragens está disponível em vídeo
  3. Entrevista: convidado internacional ministra curso na ENSP e fala sobre desastres e vulnerabilidades socioambientais
  4. Aula aberta debate trabalho e saúde no contexto da indústria petrolífera
  5. José Luis Fiori abre Programa de Bioética da ENSP
  6. Segurança Sanitária e Regime Jurídico de Bioética francês: assista aos vídeos dos Ceensp

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose