1. ENSP e Secretaria de Saúde do Espirito Santo fecham parceria para criação de mestrado profissional

    O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo Ricardo Oliveira e o chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesa), Andrey Luiz Mozzer, estiveram na Fiocruz, na sexta-feira, 11 de agosto, acompanhados pela presidente da fundação, Nísia Trindade Lima, e pelo diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Hermano Castro, buscando ideias para a implantação da Escola de Saúde Pública do Espírito Santo e a implantação do mestrado profissional em Vigilância em Saúde no Estado. A previsão para o início da turma e a elaboração do Termo de Cooperação Técnica entre a Sesa, o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a ENSP, visando subsidiar o projeto de criação da ESP-ES, é até o final do ano. Hermano Castro, comenta a importância da cooperação na formação de quadros para o sistema único de saúde do Espírito Santo.

  2. ENSP apoia carta aberta ao STF para banimento do amianto

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) diz sim a vida, e não ao amianto, e apoia a carta aberta da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e Tratabalhadora (ABRASTT) aos excelentíssimos senhor ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que votam nesta quinta-feira, 17 de agosto, a favor ou contra o banimento definitivo do amianto crisotila, em todo o território nacional. A carta, assinada também pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e Associação Nacional de Medicina do Traabalho (ANAMT), conclama aos Ministros do STF a se posicionarem e votarem em defesa da vida e do meio ambiente. Leia a carta na íntegra.  

  3. Fascículo temático do 'Cadernos' aborda as políticas e os sistemas de saúde na América Latina

    Disponível on-line, a revista Cadernos de Saúde Pública (volume 33 suplemento 2) enfoca as políticas e os sistemas de saúde na América Latina. As pesquisadoras da ENSP, Cristiani Vieira Machado  e Luciana Dias de Lima assinam o editorial da publicação e ressaltam que as sociedades latino-americanas são marcadas por profundas desigualdades socioeconômicas, originadas no período colonial e reiteradas pelos processos de modernização capitalista do século XX. "As características histórico-estruturais dos países e de seus padrões de desenvolvimento influenciaram a trajetória e especificidades dos sistemas nacionais de proteção social. O Estado teve responsabilidades na reprodução de desigualdades, por meio de sistemas tributários regressivos e do caráter das políticas sociais", analisam. A partir das décadas de 1980/1990, segundo o editorial, os Estados latino-americanos passaram por processos de liberalização econômica e de democratização de diferentes ritmos e intensidades, com implicações para as políticas sociais.

  4. Cep/ENSP debate questões éticas do filme 'A vida imortal de Henrietta Lacks'

    O Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP está comemorando - ao longo de 2017 - seus 20 anos de atuação. Desde abril desse ano o Cep/ENSP promoveu atividades que debateram, entre outros assuntos, os direitos dos participantes de pesquisa no Brasil, a questão das pesquisas envolvendo seres humanos que lidam diretamente com coleta e análise de materiais biológicos, além da vulnerabilidade e sua interface nas pesquisas com seres humanos. A última atividade comemorativa realizada pelo Comitê de Ética foi o Cinebioética, com a exibição do filme 'A vida imortal de Henrietta Lacks', que conta a história de uma descendente de escravos, nascida em 1920, em uma fazenda de tabaco no interior da Virgínia, região sudeste dos Estado Unidos da América, e que descobre aos 30 anos, casada e mãe de cinco filhos, que tinha um câncer no colo do útero. Após a exibição do filme, houve debate com a participação do professor da Universidade da Região de Joinville (Univille) Paulo Henrique França. 

  5. Inscrições abertas para curso sobre controle do Aedes aegypti

    Estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional Controle do Aedes aegypti: Teoria, História, Obstáculos, Novas Tecnologias e Perspectivas, que tem por objetivo aprimorar o senso crítico dos profissionais acerca das adequações, limitações e possibilidades dos diferentes métodos, técnicas e ferramentas disponíveis para o controle do Aedes aegypti. A iniciativa visa buscar ações factíveis, possíveis e eficazes, em consonância com as diferentes realidades sócio-ambientais brasileiras. Segundo o coordenador do curso, Eduardo Dias Wemelinger, o atual cenário de tríplice epidemia viral que tem como principal vetor o Aedes aegypti, a ausência de vacinas e a incapacidade dos programas de controle de vetores em evitar a expansão das epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya nas cidades brasileiras impõem a necessidade de preparar melhor os profissionais envolvidos no controle de vetores. Ao todo, 30 vagas serão oferecidas. Acesse o edital. 

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Webcesteh: Nova ferramenta digital possibilita integração entre trabalhadores e campo da Saúde do Trabalhador

Kátia Reis, coordenadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), e Leandro Carvalho, chefe do Laboratório de Toxicologia do Cesteh, falam sobre o processo de construção do Webcesteh e seus objetivos, bem como das perspectivas futuras da nova ferramenta digital, que busca levar à sociedade informações de qualidade e atualizadas a respeito da Saúde do Trabalhador no Brasil, além de estreitar cada vez mais os laços com os trabalhadores e a sociedade em geral.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Cep/ENSP debate questões éticas do filme 'A vida imortal de Henrietta Lacks'
  2. Conselho Nacional de Saúde examina nova Política Nacional de Atenção Básica
  3. Reunião do Conselho Nacional de Saúde termina com assinatura de Carta de Intenções
  4. Aula do curso de saúde mental discutiu a violação de direitos na 'pós-democracia'
  5. 'O SUS é nosso, ninguém tira da gente, direito garantido não se compra e não se vende!'
  6. Aula inaugural do Curso de Pneumologia Sanitária apresenta Plano Nacional de Controle da Tuberculose
  1. Palestra de Paulo Buss abre Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador
  2. Seminário discute gênero, sexualidade e direitos humanos
  3. Seminário discute gênero, sexualidade e direitos humanos
  4. Cep/ENSP debate a vulnerabilidade nas pesquisas com seres humanos
  5. Mobilização e enfrentamento por mais recursos para o SUS marcam propostas do primeiro dia de seminário
  6. Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP debate os biobancos na Fiocruz

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose