link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Exposição a agrotóxicos pode causar distúrbios reprodutivos

Um estudo elaborado pelo aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP Cleber Cremonese observou que grande parte dos agrotóxicos apresenta capacidade de desregulação do sistema endócrino humano, o que altera os níveis de hormônios sexuais e causa efeitos adversos, principalmente sobre o sistema reprodutor. Câncer de mama e ovário, desregulação de ciclo menstrual, câncer de testículo e próstata, infertilidade, declínio da qualidade seminal e malformação de órgãos reprodutivos são alguns dos exemplos dessas complicações. Segundo Cleber, com o aumento do consumo nacional de agrotóxicos, tanto no agronegócio como na agricultura familiar, crescem as evidências de que a utilização destas substâncias não está apenas relacionada especificamente à produção agrícola, mas se transforma em um problema de saúde pública.
 
 

Avaliação em Saúde: mestrado segue com inscrições abertas

Seguem abertas, até 14 de novembro, as inscrições para o mestrado profissional de Avaliação em Saúde da ENSP, coordenado pelas pesquisadoras Marly Marques da Cruz e Ana Cláudia Figueiró. Em sua quinta edição, o curso busca formar mestres em avaliação de programas de controle de processos endêmicos capazes de realizar trabalho avaliativo, considerando as dimensões sócio-histórica e técnico-operacional da avaliação, tendo por sustentação os processos de comunicação, educação permanente e reprodução de conhecimento em avaliação para o desenvolvimento de uma gestão transformadora. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga SS.

Entrevistas

Para ela, o documento da 8ª Conferência Nacional de Saúde pode ajudar a implementar a reforma sanitária em qualquer país do mundo; Darcy Ribeiro e Paulo Freire são um "pouco do muito" que deveríamos conhecer do Brasil e a Fiocruz não é brasileira. Determinada e clara em suas colocações, a sanitarista salvadorenha María Isabel Rodrígues recebeu, na sexta-feira, 17/10, o título de Doutora Honoris Causa pela Fiocruz, homenagem que celebra uma longa história de amor com a instituição. Uma história, aliás, que começa até antes de seu nascimento.


Pós-Graduação

Por meio de seu corpo docente, com mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de disciplinas e cursos em seus três programas.


Aqui você encontrará informações sobre os Programas, disciplinas, editais e do corpo docente. | + |

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

A pesquisa na ENSP conta com 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos vinculados, distribuídos por grandes áreas temáticas. Atualmente a Escola conta com 64 Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 
Sexta, 31 de Outubro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons