link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

'A terceirização se tornou uma epidemia no Brasil'

As relações atuais do mundo do trabalho, caracterizadas por um processo de precarização que leva à regressão social, perda de direitos, saúde e condições de trabalho marcaram o discurso da professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Maria da Graça Druck de Faria durante a aula inaugural do mestrado profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizada na ENSP/Fiocruz. A terceirização, apontada pela palestrante como uma epidemia no Brasil, é elemento fundamental dessa precarização. "Todas as pesquisas mostram que, na terceirização, os salários são menores, os acidentes e os riscos são maiores, assim como o adoecimento, as más condições e a intensificação do trabalho, o imediatismo, a instabilidade e a ausência de perspectivas para o futuro. Esse fenômeno traz tudo o que temos de pior. Uma preocupação, agora, é mostrar como a terceirização desmantela o serviço público", alertou.

I Seminário Internacional Zika, Ciências Sociais e Humanidades acontece nesta quinta-feira (29/3)

Nesta quinta-feira, a partir das 9h, acontecerá, no auditório térreo da ENSP/Fiocruz, o I Seminário Internacional Zika, Ciências Sociais e Humanidades. O evento integra a agenda do consórcio ZikAlliance, organização que mantém o compromisso com 52 parceiros mundiais, coordenada pelo Instituto Nacional Franês de Saúde e de Pesquisa Médica (INSERM). O ZikAlliance investiga aspectos clínicos, ambientais e sociais da infecção pelo virus.

Dihs/ENSP promove aula para encerrar curso de Cuidados Paliativos nesta quinta-feira (30/3)

O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP) promoverá nesta quinta-feira, 30 de março, a aula de encerramento da 11ª edição do Curso de Atualização sobre Cuidados Paliativos: uma reflexão sobre a perspectiva do direito, saúde e cidadania. Durante o curso são ministradas palestras sobre a filosofia e princípios dos cuidados paliativos, assim como reflexões sobre a vida, morte e morrer na perspectiva do respeito à autonomia do paciente e a garantia da dignidade da pessoa humana. A atividade será de 13h as 17 h, na sala 901 da Expansão.

 

Entrevistas

Em 2017, o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, elegeu como tema as águas residuais. Apesar de impróprias para o consumo, essas águas são os recursos hídricos que podem ser utilizados para outros fins após tratamento. Porém, ao redor do mundo, apenas 20% desses recursos passam por tratamento sanitário, o resto volta à natureza, levando poluição. Para comentar o assunto, o pesquisador Renato Castiglia Feitosa, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, concedeu a entrevista a seguir.


Ensino

Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

Pesquisa e Inovação

Criada na ENSP em 2007, a partir de definições aprovadas pelo V Congresso Interno em Plenária Extraordinária de 27/09/2007, a VDPDT - Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, atualmente denominada VDPI - Vice-Direção de Pesquisa e Inovação, representa uma evolução do que no Regimento de 1989 era denominado Coordenação de Pesquisa.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional semanal da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 
Quarta, 29 de Março de 2017

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.