link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização e qualificação

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para três cursos de especialização e um de qualificação profissional. Entre os cursos que seguem com as inscrições abertas estão a especialização em Pneumologia Sanitária, a especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, e a especialização em Saúde do Trabalhador. No âmbito da qualificação profissional, seguem abertas as inscrições para o novo curso 'O nexo da água'. Todas as informações sobre cada curso e seus editais estão disponíveis na Plataforma Sigals. Confira os cursos de especialização e qualificação disponíveis e seus prazos de inscrição.

'Radis' divulga novas ações de prevenção contra a febre amarela

Apesar de ser uma doença conhecida, prevenível por vacinação, as abordagens contra a febre amarela não evitaram o aumento de 50,8% no número de casos em 2018 em relação a 2017. Some-se a isso o risco confirmado de reurbanização da doença, que mobiliza ativistas e especialistas para a divulgação de informações confiáveis e a necessidade de convencer a população a se vacinar. Radis apresenta, a seguir, um guia atualizado sobre a febre amarela, com base em orientações fornecidas por pesquisadores em oficina ministrada para jornalistas, no mês de março. Na pauta, os estudos sobre o novo medicamento, avaliações sobre a eficácia da vacina e a defesa da imunização - medida comprovada de prevenção do retorno da doença às cidades. Leia a reportagem completa da Radis, n° 187. 

Febre amarela: 10 milhões ainda precisam se vacinar

O Ministério da Saúde reforça a importância da população procurar os postos de vacinação nas novas áreas de risco de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. De acordo com o boletim epidemiológico publicado na última quarta-feira (11/4), que traz as informações enviadas pelos gestores locais, os três estados ainda estão com a cobertura bem abaixo da meta, que é 95%. A cobertura da campanha em curso no Rio de Janeiro está com 40,9%, a Bahia está com 55% e São Paulo com 52,4% da população-alvo vacinada. A vacina está disponível nos postos de saúde. O período de alta da doença segue até maio. Ao todo, a campanha nesses estados busca imunizar 23,8 milhões de pessoas.

Entrevistas

1

A psicóloga, doutora em saúde coletiva e pesquisadora da ENSP, Tatiana Wargas, fala a respeito do impacto da conjuntura política do país sobre a vida dos brasileiros e as recentes alterações nas políticas de Atenção Básica e de Saúde Mental

Eventos


    Ensino

    Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


    Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

    Escola de Governo em Saúde

    A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


    Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

    Cooperação Internacional

    As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

    Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |


     
    Quinta, 19 de Abril de 2018

    ENSP NA WEB

    facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

    BAIXE O APP DA ENSP

    Google Play Store Apple App Store

    Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
    que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


    Creative Commons License

    O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.