Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Gestão Urbana e Saúde

Concepção Pedagógica

Para a definição da concepção pedagógica contou-se com a colaboração da coordenação do curso de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde - DAPS. Por meio de vários encontros, onde foram apresentadas e discutidas, a experiência de estruturação do curso, a metodologia baseada em problemas adotada e aspectos fundamentais relativos à avaliação e condução de tutorias no processo de formação e ensino-aprendizagem. Portanto, a abordagem didático-pedagógica será estruturada em torno da mesma metodologia baseada em problemas, porém desenvolvida e aplicada ao objeto da gestão urbana e saúde. Que se fundamenta na construção de currículos que criem capacidades de articular e mobilizar conhecimentos. Trabalha com desenvolvimento integrado de atributos cognitivos, psicomotores e afetivos que levem às práticas bem sucedidas no cotidiano dos profissionais. A abordagem dialógica da competência valoriza o contexto dessas práticas, possibilitando uma integração maior entre as instituições formadoras e os prestadores de serviços, usuários e organizações sociais. Assim o currículo do Curso de Gestão Urbana e Saúde foi desenvolvido na abordagem da pedagogia de aprendizagem baseada em problemas (ABP), associada à perspectiva da autonomia. A ABP lança raízes na ativação e elaboração do conhecimento prévio que os alunos trazem através dos relatos de suas experiências. Segundo Dewey, seu formulador, a educação representa a reconstrução dessa experiência. A atividade humana se constitui enquanto experiência quando se percebe conscientemente que a ação produz mudanças no meio ambiente pela reflexão sobre as questões que fazem o indivíduo agir. Caso contrário, o aprendizado será superficial, sem significado. Sua síntese é, portanto, aprender fazendo (no original, learning by doing).
Esse autor apresenta a experiência reflexiva como um processo que se desdobra em cinco etapas:
1. Momento de perplexidade diante de uma situação-problema;
2.Interpretações hipotéticas sobre o problema;
3.Exploração da análise dos aspectos que explicitam o problema;
4.Reelaboração das hipóteses iniciais;
5.Teste das hipóteses pela ação na realidade, de modo a verificar consequências.

Na experimentação é possível discernir relacionamentos, o que para Dewey é a substância do aprendizado. Já segundo Paulo Freire, a problematização é uma abordagem que permite superar a tradicional transmissão de conteúdos na educação, e despertar uma educação crítica e libertadora, fundada na experiência de vida dos alunos. Assim, combinada as duas abordagens, cada aluno será envolvido como sujeito ativo na produção de conhecimentos e práticas, tornando-se o eixo central do processo, enquanto o professor deixa de lado o papel de transmissor de informações, para se tornar tutor na construção da autonomia progressiva do aluno. No decorrer do curso o aluno sairá em busca do conhecimento a partir de algumas aulas expositivas e, baseado no diálogo permanente com seus colegas e tutores, irá elaborar uma proposta de intervenção sobre a sua realidade social e histórica, tornando-se sujeito e objeto de um processo de aprendizagem conjunto dentro de um grupo maior. Como ferramentas metodológicas utilizadas no curso, destacamos as seguintes:
-Situações problema: Apresentadas pelo corpo discente visam proporcionar o início de um processo reflexivo individual e coletivo, com temas que orientarão a busca ativa de conteúdos (informações, conceitos, estratégias, etc.) capazes de fomentar o diálogo.
-Relatos de prática: é o meio de construção de uma situação/problema a partir da experiência de cada um dos alunos. Os relatos escolhidos para serão tratados como uma situação problema.
-Caixa de ferramentas: é um recurso para ofertar materiais importantes, como filmes, reportagens, relatos de vivência, e outros, apresentados a partir de uma busca empreendida pelos alunos.
-Resenha das aulas: professores e profissionais convidados abordam temáticas no desenvolvimento das unidades de aprendizagem que resultarão em resenhas a serem produzidas por cada um dos alunos, com a finalidade de aprofundar conceitos e conteúdos e estabelecer relações com a sua prática.
-Portfólio: é um instrumento pedagógico que permite ao aluno a aos seus colegas sistematizar os aprendizados e as produções individuais e coletivas nos caminhos percorridos ao longo do curso. É um registro do processo de aprendizagem.
-Trabalho de Conclusão do Curso (TCC): é o trabalho final de cada aluno, que consiste em um plano de intervenção viável com vista a equacionar ou melhorar problemas.

Escolas de Governo em Saúde - Pós Graduação Lato--ensu

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