Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

A Prática da disciplina Biossegurança e Resíduos Sólidos baseada no Guia do Estudante do Ministério da Saúde/ Secretaria de Gestão de Investimentos em Saúde Projeto REFORSUS - Caderno de Atividades/Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde realizada no Laboratório do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ESNP/FIOCRUZ. A elaboração do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS

O projeto propõe-se a relatar os registros organizados pelos alunos da disciplina Biossegurança e Resíduos durante as visitas e reuniões realizadas no Laboratório do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública /Fiocruz. Os alunos apontam também algumas iniciativas para gerir os resíduos do Laboratório utilizando o material didático organizado pelo REFORSUS de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde " PGRSS. Como cita João Alberto Ferreira (1996), discutir a questão de resíduos gerados em laboratório é tratar de problemática polêmica e de ampla abrangência em relação à saúde humana e ao meio ambiente. O tema somando-se ao aporte da Biossegurança. Segundo Costa (2003), " a Biossegurança é a ciência para o controle e a neutralização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias em laboratório ou no meio ambiente. O fundamento básico é assegurar o avanço dos processos tecnológicos, e, ao mesmo tempo, proteger a saúde humana , animal e o meio ambiente. OBJETIVOS: GERAL
Ação articulada aos conhecimentos adquiridos que possa ser traduzida em prática. Atuação a ser desenvolvida no âmbito institucional, visando a implementação de iniciativas para gerir os resíduos do Laboratório do DSSA, prevenindo uma possível contaminação ambiental. Utilização do material didático organizado pelo REFORSUS realizar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS.
ESPECÍFICOS:
Diagnosticar problemas no processo de gerenciamento de resíduos do laboratório do DSSA;
Elaborar estratégias para melhoria no gerenciamento de resíduos do laboratório;
Elaborar um material que possa ser utilizado pelo laboratório como referência inicial na elaboração de um projeto para utilização das normas de Biossegurança neste laboratório.
Metodologia
Realizadas visitas e reuniões semanais (quintas-feiras às 10 horas) no Laboratório do DSSA com utilização do Caderno de Atividades. Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde e sistematização durante as aulas teóricas.

Departamento : DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Responsável : MÁRCIA MOISÉS

Linha de Pesquisa : BIOSSEGURANÇA E AMBIENTE

Grupo de Pesquisa : DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Palavra Chave:
AMBIENTE
AVALIAÇÃO
BIOSSEGURANÇA
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
SAÚDE AMBIENTAL

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2007

Ano do fim: 2008

Situação: CONCLUÍDO

Participantes internos:
DÉBORA CYNAMON KLIGERMAN
TELMA ABDALLA DE OLIVEIRA CARDOSO

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:
Não informado

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos