Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

UMA VISÃO DA HABITAÇÃO SAUDÁVEL: TRAVESSA RIO CLARO

A sociedade está se tornando cada vez mais exigente em relação à questão ambiental. A habitação, ação de habitat, que envolve a moradia, como elemento físico e o seu entorno (Cohen, 2004), é nela que o homem passa o maior tempo de sua vida, devendo assim proporcionar segurança quanto aos materiais de construção, riscos físicos, riscos químicos e servir como abrigo do sol e da chuva. Desta forma, a habitação está diretamente associada a promoção da saúde do seu entorno, assim como, o seu interior deve estar apropriado a condições básicas de higiene, evitando a geração de vetores e doenças.
Sendo assim, a análise da temática da Habitação Saudável na Travessa Rio Claro, pertencente ao bairro de Oswaldo Cruz, uma micro área degradada ambientalmente, necessitando de um olhar mais apurado e sensível para tomada de medidas que propiciem uma melhoria nas condições de saúde, em particular e em geral, na qualidade de vida dos seus moradores.
Nesta microárea é observado uma grande carência sócio econômica, em relação as outras áreas do bairro, onde a população se localiza às margens do Rio das Pedras, proporcionando condições mais insalubres para esta comunidade.
O bairro possui odor característico de borracha queimada, devido ao hábito incorreto dos moradores de queimar pneus e fios, agravando ainda mais a poluição atmosférica do bairro.A atmosfera deste bairro é sempre com bastantes materiais particulados, oriundos da estrada devido ao trafego intenso.
O bairro sofre com os efeitos da poluição atmosférica e sonora. A poluição atmosférica e sonora ocorre, principalmente, devido a presença de pelo menos quatro igrejas evangélicas, localizadas em cada quadra de rua e devido aos ruídos e gases gerados pelos diferentes veículos que circulam pelo bairro (exemplo, transportes alternativos, veículos automotores, caminhões, ônibus, entre outros) nas principais ruas e acrescido, ainda, do ruído advindo da linha férrea.O bairro foi esquecido pelos governantes, pouquíssimas obras são efetuadas no bairro.A área estudada é tipicamente de população de baixa renda, situada na periferia urbana. Assim, a escolha desta temática tem como propósito, em primeira instância, a elaboração de uma pesquisa de campo, com enfoque na habitação na microárea selecionada, levantando dados sobre a moradia e seu habitat para, em segunda instância, passar informações aos moradores dessa microárea, de forma que a população, possa reestabelecer a qualidade de vida, com pequenas modificações em seus hábitos diários.
O objetivo deste projeto consiste em avaliar as condições dos serviços de infra-estrutura básica urbana, tais como: abastecimento de água, drenagem urbana, sistema de esgotamento sanitário, postos de saúde, doenças mais frequentes na comunidade, que influenciam direta e indiretamente num habitat mais saudável especificamente da Travessa Rio Claro.
A metodologia utilizada foi de natureza descritiva pois avalia as políticas públicas relativas à prestação de serviços básicos urbanos da região em estudo. Além disso, analisa as características do ambiente construído e do seu entorno.

Departamento : DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Responsável : SIMONE CYNAMON COHEN

Linha de Pesquisa : SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL - PSP

Grupo de Pesquisa : DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: Saúde Coletiva

Palavra Chave:
PROMOÇÃO
SAÚDE PÚBLICA
SANEAMENTO AMBIENTAL

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2005

Ano do fim: 2007

Situação: CONCLUÍDO

Participantes internos:
Não informado

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:
Não informado

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos