Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

Estudo de diagnóstico ambiental das Comunidades integrantes do Complexo de Manguinhos, Rio de Janeiro.

O objetivo deste estudo é realizar um diagnóstico ambiental preliminar das Comunidades integrantes do Complexo de Manguinhos, área esta situada no entorno do Campus da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro. A área determinada para o estudo é composta por 15 favelas perfazendo uma população de 56 mil habitantes compartilhando problemas relacionados a saneamento básico, moradia, desemprego e/ou subemprego, baixo nível de escolaridade e violência (Porto e Pivetta, 2009). Cabe ressaltar que o Complexo de Manguinhos está localizado no entorno da Refinaria de Manguinhos, fonte direta de hidrocarbonetos de petróleo, compostos tóxicos que são normalmente encontrados nos rejeitos produzidos e que atingem diretamente o solo e a água da região do estudo. Os objetivos específicos são caracterizar historicamente região de estudo; analisar a concentração residual dos contaminantes orgânicos (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos – BTEX, hidrocarbonetos poliaromáticos – HPAs), e dos inorgânicos como os metais pesados Cádmio, Cromo, Chumbo, Níquel e Zinco em solo superficial, água subterrânea e água superficial. E ainda, fazer um mapeamento temático dos resultados das análises químicas do solo e da água, apontando a dispersão dos contaminantes nestes compartimentos ambientais.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho é baseada na metodologia de avaliação de risco à saúde humana e ambiental estabelecida pela Agência de Registro de Substâncias Tóxicas (ATSDR, 2001), e no Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (CETESB, 1999). O plano de amostragem para a coleta das amostras de solo foi idealizado de acordo com uma malha regular, com coletas eqüidistantes de 150 m, perfazendo um total de cerca de 70 amostras. As amostras de água subterrânea serão coletadas nos poços existentes no Complexo, após a realização de inventário no local. E as amostras de água superficial serão coletadas a jusante e à montante da área estudada, na Sub-bacia do Canal do Cunha. As análises dos BTEX em solo e água será por cromatografia à gás com detecção de ionização por chama. Para a extração dos analitos da matriz água utilizará a técnica de extração líquido-líquido e para a extração na matriz solo será desenvolvida uma metodologia baseada na técnica de headspace (Carvalho, 2010, Carvalho et al, 2012). As análises dos metais serão realizadas por Absorção Atômica (Sun et al., 2006; Chan et al., 2000; McCrumm, 2002).

Departamento : DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Responsável : ROSÁLIA MARIA DE OLIVEIRA

Linha de Pesquisa : SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL - PSP

Grupo de Pesquisa : MICROPOLUENTES AMBIENTAIS

Subárea de Conhecimento: 3.07.04.00-6

Palavra Chave:
Não informado

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2012

Ano do fim: 2014

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
ANA PAULA BARBOSA DO CARMO
DANIELLE DE ALMEIDA CARVALHO
LETICIA ALVES DA SILVA
PAULO ROBERTO DE ABREU BRUNO

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:

Agência: CNPQ
Valor Recebido:
Notice: A non well formed numeric value encountered in /var/www/vhosts-cci/portal-ensp/_funcoes/functions-geral.php on line 10
R$ 30,00
Contrato: CNPQ

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos