Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

Livro Assistência Farmacêutica para Gestão no Brasil

A Assistência Farmacêutica, tema deste livro, é campo conceitual e de prática de farmacêuticos e de diversos outros profissionais de saúde, que lidam diariamente com as tecnologias em saúde que denominamos medicamentos no cuidado a pacientes e usuários do sistema de saúde.
Como área do conhecimento cientifico, a Assistência Farmacêutica vem se consolidando, no Brasil, nos últimos trinta anos, com uma abrangência bem mais ampla daquela presente em outros países latino ou norte-americanos. Nesses países, o termo empregado para designar o campo é de “serviços farmacêuticos”, que traduz uma preocupação voltada ao medicamento/tecnologia e às ações de suporte para seu provimento.
No Brasil, face à evolução do conceito de saúde como bem positivo e do entendimento de que meios necessários à manutenção, promoção e recuperação da saúde constituem-se como direitos do cidadão, o campo se amplia. Fortalecendo a estruturação da Assistência Farmacêutica no país, alguns pontos merecem destaque. Primeiramente, o medicamento que, internacionalmente, passa a ser entendido como objeto de estudo e elemento essencial nos cuidados em saúde, congregando investimentos dos setores público e privado, marcando sua importância para a sociedade tanto como ‘objeto de consumo’ como uma tecnologia que salva e/ou incrementa a qualidade de vida das pessoas. Em segundo, a prática profissional do farmacêutico, antes voltada exclusivamente para o medicamento, evoluiu, incorporando o cuidado ao paciente como foco dos serviços. Neste percurso veio a compreensão que “serviços farmacêuticos” são prioritariamente campo da categoria profissional farmacêutica, mas que existem fronteiras no cuidado, especialmente quando o foco sai do medicamento e passa para o usuário/paciente. Nelas, outros profissionais, mormente prescritores, gestores e aqueles responsáveis pela administração do medicamento e/ou seguimento de efeitos partilham também do campo da AF. Por fim, a assistência terapêutica, garantida no texto constitucional brasileiro e confirmado pelos princípios do Sistema Único de Saúde, responsabiliza os três níveis de governo e portanto gestores e profissionais do sistema no provimento de medicamentos de qualidade mediado por serviços efetivos em prol da saúde.

Departamento : DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (NAF)

Responsável : CLAUDIA GARCIA SERPA OSORIO DE CASTRO

Linha de Pesquisa : ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Grupo de Pesquisa : NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Palavra Chave:
Não informado

Natureza:
OUTRAS

Ano do início: 2010

Ano do fim: 2012

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
ÂNGELA FERNANDES ESHER MORITZ
LETÍCIA FIGUEIRA FREITAS
MARIA AUXILIADORA OLIVEIRA
VERA LUCIA LUIZA

Participantes externos:
ELAINE SILVA MIRANDA
NELLY MARÍN
RACHEL MAGARINOS TORRES
SELMA RODRIGUES DE CASTILHO

Financiamento:
Não informado

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos