Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

HABITAÇÃO SAUDÁVEL COMO UMA INTERFACE DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE

A ampliação do conceito de saúde, nos últimos anos, possibilita uma maior reflexão sobre a necessidade de se conhecer as condições de vida da população, identificar e localizar os riscos a que está submetida. Isto nos possibilita pensar, com maior comprometimento, em novas propostas no que diz respeito a ambientes e habitações mais saudáveis, promoção da saúde, políticas públicas saudáveis, entre outros modelos.
O presente trabalho pretende, a partir deste contexto, aproximar Habitação Saudável dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS), aqui particularmente representados pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informação Hospitalar e Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Tal aproximação sinaliza para a importância de se pensar Promoção da Saúde a partir de indicadores intersetoriais.
O objetivo deste estudo é relacionar e contextualizar os Sistemas de Informação em Saúde acima mencionados, propor a análise dos indicadores e dados de cada um deles, voltando-se agora tanto para moradia como também para habitação, consolidando assim o espaço construído em busca da Promoção da Saúde.
Ao considerar a evolução do sistema de saúde, seu processo de descentralização e a busca por novos modelos de assistência, os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) apresentam-se como novas ferramentas à elaboração de diagnósticos sobre habitação saudável e condições de habitabilidade. Contudo, será necessária uma análise crítica dos dados e indicadores desses sistemas.
Mediante tal iniciativa, faz-se necessário à aproximação entre os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) e Habitação Saudável, correlacionar os indicadores em saúde com o ambiente construído.
Portanto, a essência deste projeto é trazer esta proposta: sinalizar a importância de se pensar Promoção da Saúde a partir de indicadores intersetoriais. Diante desta necessidade, este trabalho tem como objetivo relacionar e contextualizar os Sistemas de Informação em Saúde já existentes e propor a análise dos indicadores e dados de cada um deles, voltando-se agora tanto para moradia como também para habitação, consolidando assim o espaço construído em busca da Promoção da Saúde.

Departamento : DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Responsável : SIMONE CYNAMON COHEN

Linha de Pesquisa : HABITAÇÃO E SAÚDE

Grupo de Pesquisa : DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: Ensino-Aprendizagem

Palavra Chave:
INOVAÇÃO EM SAÚDE
INTERSETORIALIDADE
SAÚDE PÚBLICA
SANEAMENTO AMBIENTAL
SUS

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2007

Ano do fim: 2009

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
Não informado

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:
Não informado

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos