Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

Manejo sustentável do óleo de cozinha. Uma proposta de mitigação

Projeto de Intervenção do aluno Roberto dos Santos de Jesus aluno do Curso de Especialização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis e orientando de Márcia Moisés
Este trabalho se configura como um Anteprojeto de Intervenção sobre o descarte indiscriminado de óleo de cozinha nos bueiros lixeiras e ralos pelas barracas, quiosques e residências.

Como não é possível controlar o descarte e o mal aproveitamento do óleo, a principal proposta está calcada em minorar o impacto e as conseqüências dessa prática por meio de processos educativos com efetiva participação da população.

Para isso os processos educativos sobre o descarte de óleo no esgoto, lixeiras e ralos, destinação de garrafas pet nas áreas onde ocorrem os descartes são fundamentais. Essas necessidades não podem ser contempladas sem um planejamento adequado.

Objetivos:
Contribuir para a mudança de práticas quanto ao descarte do óleo de cozinha por meio de processos educativos participativos e integrados com os gestores e técnicos da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro - RJ.
Analisar junto a Prefeitura um trabalho intersetorial de educação, intervenção para implantar coletores de óleo próximos aos locais do descarte de óleo pelos comércios e residências para mitigação dos mesmos.

Contribuir com soluções junto aos técnicos da COMLURB para a coleta do óleo e transformação do mesmo como por exemplo, em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel.

Identificar como estas ferramentas estão sendo utilizadas e quais foram os benefícios obtidos pelos Estados e Municípios que as implantaram.
Neste estudo, o método utilizado é experimental, sendo esta uma pesquisa explicativa.

Como não existe divulgação dos poucos locais de coletas no Rio de Janeiro ou até um modo efetivo que aborde o tema, será importante investigar como estas ferramentas estão sendo utilizadas e quais são as vantagens obtidas pelos Estados e Municípios que as implantaram.

Como instrumentos de pesquisa serão utilizados: levantamentos de dados, a observação participante e a entrevista semi-estruturada.

Departamento : DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Responsável : MÁRCIA MOISÉS

Linha de Pesquisa : SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL - PSP

Grupo de Pesquisa : DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Palavra Chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL
SAÚDE AMBIENTAL
SANEAMENTO AMBIENTAL

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2010

Ano do fim: 2011

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
Não informado

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:

Agência: Não localizado
Valor Recebido: R$ 0,00
Contrato: não informado

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos