Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

A Política Nacional de Humanização no município de Mesquita (título preliminar)

Projeto de dissertação de mestrado: O interesse por esta temática surgiu a partir dos contatos com a rede de saúde, como psicóloga, e também como moradora do município de Mesquita.

O município convive com importantes deficiências tanto em aspectos de estrutura quanto de processo de prestação de cuidados em saúde.

Tal cenário remete à necessidade da implantação de mudanças no processo de trabalho em saúde, de forma a atender às demandas da população usuária dos serviços, com expectativa de gerar impacto na produção do cuidado. Ou seja, é necessário que as mudanças no modelo assistencial se dêem não somente em nível de correções técnicas e administrativas, mas que visem à alteração do modo de produção da saúde.

Alguns esforços foram feitos em Mesquita no sentido de implementar a Política Nacional de Humanização proposta pelo Ministério da Saúde.

Cabe saber como os trabalhadores da saúde apreendem e percebem a PNH em termos de mudanças nas práticas de trabalho e de interação entre profissionais e usuários. O campo eleito para este estudo é o Hospital Municipal Engenheiro Leonel de Moura Brizola, por atualmente se configurar o foco de ações voltadas para a PNH, como por exemplo, a implantação do acolhimento com classificação de risco.

Departamento : DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (NAF)

Responsável : VERA LUCIA LUIZA

Linha de Pesquisa : ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Grupo de Pesquisa : NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Palavra Chave:
HUMANIZAÇÃO
PERCEPÇÕES
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
TRABALHADORES DA SAÚDE

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2007

Ano do fim: 2009

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
Não informado

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:
Não informado

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos