Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

Disposição de resíduos - Caracterização de resíduos industriais e alternativas de disposição

Este projeto tem como objetivo a resolução de problemas relacionados à transferência de elementos metálicos potencialmente contaminantes, presentes em resíduos, através do percolado, para o solo. São estudados resíduos e materiais a serem utilizados como sorventes. Estes últimos têm como intuito reter os elementos potencialmente deletérios.

Para a consecução do objetivo proposto, as seguintes ações são implementadas:

-Estudo das características, propriedades e disponibilidades destes sorventes e do resíduo alcalino, resultante do processo siderúrgico. Este estudo é desenvolvido para a avaliação dos parâmetros necessários para uso no controle da mobilidade dos elementos metálicos.

-Ensaios de simulação com os materiais estudados, verificando as possibilidades de acamamento que podem trazer melhor eficiência ao processo. São realizados testes de simulação, em escala de bancada, utilizando células de acrílico transparentes, onde é vertida água acidificada simulando, por sua vez, a precipitação pluviométrica de regiões industrializadas.


Os resíduos são coletados e, então, homogeneizados, quarteados e fracionados. Todo o material é submetido ao ensaio de condutividade hidráulica, usando um permeâmetro adequado, de acordo com a lei de Darcy. São realizados também testes de plasticidade, seguindo o método recomendado na NBR-7180.

Desta forma, após o período de coleta são executados ensaios laboratoriais de caracterização física, físico-química e mineralógica do material.

Departamento : DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Responsável : WILMA DE CARVALHO PEREIRA BONET GUILAYN

Linha de Pesquisa : SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL - PSP

Grupo de Pesquisa : MICROPOLUENTES AMBIENTAIS

Subárea de Conhecimento: controle ambiental

Palavra Chave:
AMBIENTE
DESENVOLVIMENTO E SAÚDE

Natureza:
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
PESQUISA

Ano do início: 2007

Ano do fim: 2009

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
DALTON MARCONDES SILVA

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:
Não informado

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos