Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

Avaliação da utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde em idosos atendidos no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias/ENSP/Fiocruz.

Objetivo Geral
Avaliar a efetividade do instrumento proposto pelo Ministério da Saúde (Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa) na identificação dos principais agravos à saúde em idosos atendidos no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias/ENSP/Fiocruz.

Objetivos Específicos:
- Identificar os aspectos conceituais que justificaram a elaboração e implantação deste instrumento em 2006 pelo MS;
- Elaborar uma metodologia de implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa na atenção básica;
- Adaptar e implantar um instrumento complementar para avaliação do perfil de saúde dos idosos usuários do CSEGSF, com base no questionário QUASI-Perfil de Qualidade de Vida relacionada à saúde de idosos independentes.
- Conhecer o perfil de qualidade de vida relacionada à saúde dos idosos independentes usuários do CSEGSF
- Acompanhar a utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa por seis meses;
- Comparar a efetividade dos instrumentos (Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e do Questionário Quase-Perfil) na identificação dos principais agravos à saúde dos idosos.
Metodologia:
A utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa (MS) apresenta-se como uma das ferramentas para o enfrentamento das questões relacionadas ao envelhecimento populacional. Este instrumento tem implantação preconizada para a Atenção Básica de Saúde do SUS em todo o país a partir de 2007. Como estudo piloto de avaliação, pretende-se adotar tal instrumento em uma amostra de idosos atendidas no CSEGSF, avaliando após seis meses, aspectos operacionais e de efetividade na identificação dos agravos previstos. Como primeira etapa, pretende-se avaliar aspectos de conteúdo, formato, linguagem e adequação do instrumento aos objetivos propostos. Para implantação da Caderneta, serão organizadas oficinas de sensibilização com profissionais de saúde e definidos alguns aspectos operacionais de utilização da mesma.
Como estratégia alternativa para comparação, será realizado avaliação do perfil da funcionalidade do idoso no seu dia-a-dia, por meio do questionário QUASI-Perfil de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde de Idosos Independentes. A definição da aplicação do referido instrumento baseou-se na sua proposta de avaliar o estado de saúde com foco na funcionalidade e bem-estar de idosos independentes.Tal instrumento reconhecido internacionalmente apresenta-se como um questionário genérico, multidimensional, e inclui cinco conceitos e domínios de saúde, envolvendo, no conjunto, 45 itens: percepção de saúde, sintomas, função física, função psicológica e função social. Os critérios de elegibilidade, as estratégias de seleção dos sujeitos da pesquisa, e os instrumentos de avaliação da efetividade ainda estão sendo elaboradas. O pesquisador que aplicará estes instrumentos foi selecionado em dezembro de 2006 como bolsista tecnico-tecnologista na ENSP e vai desenvolver o estudo no período de 2 a 3 anos. Espera-se trazer contribuições na adequação e utilização da Caderneta para idosos no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Departamento : CSEGSF - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA

Responsável : ELYNE MONTENEGRO ENGSTROM

Linha de Pesquisa : Não informado

Grupo de Pesquisa : DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS E CUIDADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4

Palavra Chave:
Não informado

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2006

Ano do fim: 2008

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
Não informado

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:
Não informado

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos