Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

ANÁLISE DA VULNERABILIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA AOS IMPACTOS SANITÁRIOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Para nortear a pesquisa foram desenvolvidos dois modelos conceituais, os quais estão apresentados em forma de diagramas neste relatório (Ver – apêndice 1). O Diagrama 1 explica o Modelo Conceitual Geral do Projeto, onde se apresenta uma situação passado/presente e a situação futura. O Diagrama 2, Modelo Conceitual da Vulnerabilidade, identifica um conjunto de fatores que afetam diretamente tanto a Exposição da população aos fatores de perigo (“Hazard”) como a sua capacidade de Resposta. Denominou-se estes como fatores “proximais” ou “secundários” da vulnerabilidade, sendo eles condicionados por fatores de ordem mais geral, ou “Primários” da vulnerabilidade (Renda; Educação; Poder Político e Valores Culturais).
Para quantificar a vulnerabilidade socioeconômica, a partir dos fatores primários, foi construído o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica. Para associar os indicadores de resposta (por ex: incidência e outros) a vulnerabilidade epidemiológica foi construído o Índice de Vulnerabilidade Epidemiológico. O Índice de Vulnerabilidade Climatológico foi construído para medir o nível de exposição da população aos eventos extremos de chuva. Nas seções a seguir apresenta-se a metodologia de construção desses índices.
Objetivos:
Fazer um estudo retrospectivo sobre a vulnerabilidade sócio-ambiental da população quando submetida a eventos climáticos extremos e às endemias sensíveis às oscilações climáticas, como também a modelagem de um Sistema de Informações Geográficas, capaz de assinalar situações críticas de risco da morbi-mortalidade pelas doenças selecionadas para o estudo.

Departamento : DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Responsável : ULISSES EUGENIO CAVALCANTI CONFALONIERI

Linha de Pesquisa : AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOBRE A SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS

Grupo de Pesquisa : PROGRAMA DE MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS E SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 40600009

Palavra Chave:
MUDANÇA CLIMÁTICA
VULNERABILIDADE

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2000

Ano do fim: 2005

Situação: CONCLUÍDO

Participantes internos:
DIANA PINHEIRO MARINHO

Participantes externos:
ROMY ELENA RODRIGUEZ RAVINES

Financiamento:

Agência: Outro órgão público
Valor Recebido: R$ 100.000,00
Contrato: ABRASCO

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos